Evento em Maceió debateu novas diretrizes para atuação do órgão
Mudanças na legislação e atuação da Defesa Civil foram debatidas durante o 8º Fórum Nacional da categoria, que aconteceu na última semana de setembro em Maceió. Rio das Ostras foi representada pela Defesa Civil Municipal, ligada à Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano, e, na ocasião, expôs suas principais ações para a prevenção e combate a desastres e incêndios.
Com o tema “Integrar para prevenir – Gestão local de riscos”, o Fórum debateu propostas contendo os principais pontos da legislação de Defesa Civil, que está sendo revista e reformulada.
Entre os assuntos colocados em pauta para serem votados em novembro pelo Congresso Nacional estão a mudança na nomenclatura do órgão, passando a se denominar “proteção civil”; a criação de corpos de bombeiros municipais; a criação de um cartão com crédito para que a Defesa Civil possa utilizar os recursos, de imediato, em situações de emergência e calamidade pública, entre outros.
O Fórum reuniu coordenadores municipais e estaduais de Defesa Civil, técnicos e gestores da área, comunidade e membros de universidades, que trocaram experiências e boas práticas sobre prevenção de desastres e redução de riscos.
A Defesa Civil de Rio das Ostras atualmente conta com 25 guardas municipais capacitados para atuar no combate e prevenção a incêndios, em desastres naturais e ambientais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário