quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Peça garante diversão do público no Teatro Popular neste fim de semana


         A comédia de costume “O Lendário Bando de Maria Urtigão e a Vaca Lerdeza”, depois de divertir o público de Rio das Ostras no último fim de semana, permanece em cartaz nesta sexta-feira, sábado e domingo, dias 28, 29 e 30. Atração do Teatro Popular, sempre às 20h, a peça recria o universo do cangaço, fenômeno social que ocorreu nas décadas de 1920 e 1930, principalmente no sertão nordestino brasileiro.
         Encenado pela Cia. de Teatro Artittude, o espetáculo nasceu durante uma aula do 3° ano do Curso Técnico de Teatro do Centro de Formação Artística, unidade da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Com o título de “As Cangaceiras”, o esquete foi concebido durante a aula do professor Reynaldo Lisboa, que sugeriu uma releitura do universo do cangaço.
         Aproveitando o conteúdo dramático produzido pelos alunos, Reynaldo Lisboa organizou a ideia em diálogos, possibilitando a formação de um esquete intitulado “O Lendário Bando de Maria Urtigão e a Vaca Lerdeza” que teve sua estreia no IV Festival Nacional de Teatro de Rio das Ostras, em 2008. O esquete levou para casa o prêmio de melhor cenário, composto por cactos confeccionado pela cenógrafa Lúcia Reis, além de receber indicações para melhor esquete, melhor iluminação e melhor texto original.
         O grupo Artittude decidiu remontar o esquete, transformando-o em uma peça maior, com adaptações de Henrique Haddefinir e direção de Carlos Henrique Pimentel, adicionando novos personagens e propondo um extenso universo do cangaço. O espetáculo se passa no período em que os cangaceiros estavam sendo perseguidos pelo governo de Getúlio Vargas e retrata o bando de Maria Urtigão que se vê em situações de ameaça, perseguição e miséria.

FICHA TÉCNICA:

Argumentos: Ana Karenina, Drika Ferrary,Janne Leite e Luna Zanon
Diálogos Originais: Reynaldo Lisboa
Adaptação: Henrique Haddefinir
Direção: Carlos Henrique Pimentel
Cenário: Lúcia Reis
Figurino: Lúcia Reis
Iluminação: Carlão
Elenco: Adilson Lopes, Dricka Ferrary, Ana Karenina, Daniele Brandão, Eliane Soares, Graça Morenah, Jane Leite, Julya Avila,     Néia Oliveira, Rennan Magalhães e Verônica Arêas
Programação Visual: Adilson Lopes
Desenhos: Adilson Lopes
Arte Gráfica: Marcelo Monteiro
Fotografia: Carol Magalhães
Produção: Carol Magalhães e Thamara Soares
Apoio: Fundação Rio Das Ostras de Cultura e Prefeitura Municipal de Rio das Ostras.

SERVIÇO:

Teatro Popular de Rio das Ostras
Avenida Amazonas, s/nº - Centro
“O Lendário Bando de Maria Urtigão e a Vaca Lerdeza”
Dias 28, 29 e 30 de outubro, às 20h
Ingressos a R$ 20 (inteira), R$ 10 (estudantes, maiores de 65 e antecipados)

Convenção Brasileira de Circo
 será realizada em Rio das Ostras

Durante o evento, público poderá acompanhar espetáculos circenses gratuitos

         Rio das Ostras vai sediar a 13ª Convenção Brasileira de Malabarismo & Circo, que começa na próxima quarta-feira, 2 de novembro. Até sábado, dia 5, artistas e amantes da arte circense de todo o país fazem um intercâmbio de conhecimentos e técnicas. O evento, que tem o apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura, será realizado no Parque da Cidade e conta com oficinas, atividades culturais e espetáculos abertos a toda a comunidade.
         Cada edição da Convenção Brasileira de Malabarismo & Circo é organizada por um grupo diferente de pessoas e reúne, a cada ano, em uma cidade do país, artistas e apaixonados pela arte circense. A primeira convenção aconteceu em 1999 em Maricá, no estado do Rio de Janeiro. A última, em 2010, foi em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

         ESPETÁCULOS - Na quarta-feira, dia 2, a Cia. Sinequanon apresenta o espetáculo “Errar é umano”, a partir das 16h30. Em cena, dois cientistas a procura do homo perfectus.  Nessa busca, eles contam a história da humanidade por meio de quadros cômicos e intervenções circenses, falando de física, história, pirataria e de outras coisas totalmente nonsense.
         A programação aberta a todos continua na quinta-feira, dia 3, às 11h, com a apresentação de “Dois na Roda” pelo Duo Morales. Prontos para entrar em cena, os artistas são surpreendidos por situações inusitadas. O público é convidado a participar e complica ainda mais o espetáculo, que abarca números cômicos de equilibrismo e malabarismo, acompanhados por música executada ao vivo.
         Sexta-feira, dia 4, às 11h, será a vez de Los Circolos apresentar “Circulando”. O espetáculo utiliza a linguagem do teatro de rua e de algumas modalidades circenses para aproximar o espectador dos artistas, que demonstram suas habilidades técnicas com a participação de alguns voluntários. Ao longo da cena, a coragem, determinação e superação de limites são trabalhadas, construindo uma cumplicidade entre artista e plateia.
         A atração de sábado, dia 5, às 11h, é “Circo Malabarístico” com os Irmãos Bekers. Dois artistas cômicos demonstram, de modo criativo e bem-humorado, o malabarismo clássico e o experimental com novos planos, formas e materiais. Encerrando a programação, os artistas saem do Parque da Cidade para invadir a Concha Acústica da Praça São Pedro com a sua arte. A “Gala de Rua” começa com um cortejo pela orla da Praia do Centro a partir das 15h30.
         O Parque da Cidade será aberto à visitação durante 13ª Convenção Brasileira de Malabarismo & Circo, dando a oportunidade de moradores e turistas acompanharem os ensaios e treinos, e conhecer os equipamentos utilizados pelos profissionais. O endereço é Rua Três Marias, s/nº - Nova Cidade.

Cinema na Rua apresenta Festival de Filmes em Rio das Ostras

Exibições começam dia 28 de outubro e vão até o dia 6 de novembro, em várias localidades

O Projeto Cinema na Rua, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Rio das Ostras, está preparando um grande festival de filmes para a população. Serão exibidos cinco filmes de sucesso de público e crítica em cinco localidades diferentes entre os dias 28 de outubro e 6 de novembro, sempre ás 19h30, com entrada franca.

Nos dias 28 e 29, o Projeto estará na localidade de Cidade Praiana, na rua B, entre o Posto de Saúde e a Escola Municipal Rio das Ostras. Na sexta-feira a população irá assistir ao filme “A Era do Gelo 3”. Já no sábado, a comunidade vai poder ver ao desenho “Meu Malvado Favorito”.

Nos dois últimos dias do mês de outubro, o Projeto se desloca para a Praça do Trem, em Rocha Leão. O infantil “Rio – o Filme” será a atração no domingo, dia 30. Na segunda, dia 31, a criançada vai se divertir com “A Era do Gelo 3”.

O mês de Novembro começa com tudo. Nos dias 1º e 2, o Cinema na Rua estará no Parque Zabulão, na Praça Durval de Souza Pamplona. Na terça-feira, o desenho “Como Treinar Seu Dragão” vai animar o público. Já no feriado de quarta-feira, será exibido o filme “Crônicas de Nárnia 3 – A Viagem do Peregrino da Alvorada”.

Quem quiser ver o Cinema na Rua no Jardim Mariléa, deve marcar na agenda os dias 3 e 4 de novembro. Na quinta, o público vai assistir “Como Treinar Seu Dragão” e na sexta “Crônicas de Nárnia 3 – A Viagem do Peregrino da Alvorada”.

O Festival de Filmes se encerra na Praça São Pedro, no Centro, nos dias 5 e 6 de novembro. No sábado, será apresentado o desenho “Rio – o Filme” e no domingo, a atração será “Meu Malvado Favorito”.

Durante todos os finais de semana, até dezembro, acontecerão apresentações em vários bairros da cidade. O objetivo é levar entretenimento, lazer e mensagens educativas relacionadas ao meio ambiente, relações humanas e qualidade de vida à população.

As exibições acontecerão sempre em datas especiais como feriados e férias, além de projeções em outros dias da semana. Os filmes escolhidos são sempre sucessos de bilheteria e que transmitem mensagens interessantes, principalmente para o público infanto-juvenil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário