Objetivo é preparar pessoas desde cedo para evitar acidentes e saber atuar diante de situações de emergência
A Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano, por meio da Defesa Civil Municipal de Rio das Ostras, reuniu na tarde de quarta-feira, dia 5, dezenas de responsáveis por alunos integrantes do Projeto Pérolas do Amanhã, da Secretaria de Bem-Estar Social. O objetivo foi explicar a importância da participação dos estudantes no Projeto Protetor Mirim, que será lançado na próxima semana, no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS de Cidade Praiana.
O coordenador da Defesa Civil, Werther Albuquerque, conta que a ideia de criar o Projeto Protetor Mirim surgiu justamente por conta de crianças e adolescentes serem agentes multiplicadores. Werther explica que os estudantes, de 10 a 17 anos, serão capacitados com aulas teóricas e práticas sobre as formas de prevenção e combate a acidentes domésticos, desastres naturais e primeiros socorros.
Jozy Souza, coordenadora do CRAS, avalia que “o Projeto Protetor Mirim vai possibilitar que as crianças e adolescentes tenham autodefesa e proatividade, caso passem por situações de emergência. “Eles vão estar mais preparados para agir, podendo ajudar outras pessoas e até mesmo acionar a própria Defesa Civil”, diz.
A costureira Rosa Alves acha importante a participação da neta de 10 anos no Projeto. “As crianças vão passar a conhecer mais como agir e ainda ajudar as pessoas mais velhas em casos de urgência”, opinou.
Durante o curso, os estudantes terão noções sobre deslizamentos, alagamentos, primeiros-socorros, rapel, trekking, incêndio, entre outros temas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário