Festival do Pão de Rio das Ostras divulga resultado da primeira fase
A Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio divulgou esta semana o resultado da 1ª fase onde foram eleitas as padarias com melhor pão francês e mix dos produtos fabricados por setor, e também o estabelecimento com maior média de voto popular.
Ao todo são 16 padarias – Sobral, Tropical, Bom Pastor, Santa Maria, Palace, Quatro Irmãs, Laticínios Rio das Ostras, Central, Ki Pão, Três Meninas, Manancial, Ciabatta, Da Rika, Delícia de Cantagalo, Sabor do Pão e Rosa de Saron - que passaram para a segunda fase do Festival, que acontece de 21 a 30 de outubro. Agora, o corpo de jurados, com representantes da sociedade e empresários do ramo vai eleger os itens separadamente: melhor Bolo, Pão, Pão Salgado Recheado Assado e Sonho.
Nesta etapa serão premiados os três primeiros lugares de cada item, além das duas melhores Padarias no Mix dos quatro itens.
O assessor de Indústria e Comércio, Sérgio Azevedo, lembra que todas as padarias chegam à segunda fase em condições iguais e que receberão a visita de sete jurados, dentre eles os técnicos da Firjan e da Novamix, a nutricionista Nirvana Braga e a secretária de Comunicação Social, Carla Soares.
“Nosso objetivo é ajudar a melhorar a qualidade de atendimento das nossas padarias. Com a visita dos nossos técnicos e as observações feitas, os empresários podem aproveitar as críticas e sugestões para melhorar o negócio”, disse Sérgio Azevedo.
O 3º Festival do Pão é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com Sebrae/RJ, Firjan, Sindicato de Panificação de Niterói, São Gonçalo e Municípios, companhia Souza Cruz, Distribuidora Novamix, e a empresa local Rio das Ostras Balanças e Máquinas Ltda.
Workshops – A participação do público se estende até os workshops promovidos pela Assessoria de Indústria e Comércio.
Esta semana as oficinas de produtos de panificação para o público em geral acontecerão no Espaço de Eventos da Tocolândia, dias 21 e 22, a partir das 15h.
No último fim de semana de outubro, dias 28 e 29, as aulas voltam para a Praça São Pedro, no Centro, sempre com apoio da Firjan.
Rio das Ostras qualifica profissionais para avaliação do pé diabético
Os profissionais da área de saúde do Programa Hiperdia (Hipertensão e Diabetes) participarão na próxima quarta-feira, dia 26, de mais uma oficina de qualificação. O tema será “Pés Diabéticos”, que será discutido com a Drª Marilzete Teles, especialista em podiatria clínica e enfermagem dermatológica, e mestre em ciência da saúde e meio ambiente.
A oficina acontecerá no auditório do Hospital Municipal, das 15h às 18h, e será destinada a enfermeiros, nutricionistas, médicos da atenção básica, cardiologistas, endocrinologistas e fisioterapeutas da secretaria de Saúde de Rio das Ostras.
A qualificação é uma iniciativa do Departamento de Programas de Saúde, por meio do Programa de Controle de Hipertensão e Diabetes, que pretende investir na educação em saúde para melhorar a qualidade da assistência nas unidades do município.
Prefeitura promove I Torneio Interno do Projeto Social Amigos do Jiu-Jitsu
Com o objetivo de fazer uma maior integração entre os alunos, a Prefeitura de Rio das Ostras promove neste sábado, dia 22, no Parque da Cidade, o I Torneio Interno do Projeto Social Amigos do Jiu-Jitsu. A competição está prevista para começar às 9h e vai reunir os atletas matriculados nos núcleos do Projeto situados no CIC I, CIC III, Escola de Artes Marciais/ Secretaria de Esporte e Lazer e Associação de Moradores do Jardim Mariléa.
A organização do evento fica por conta do professor Hermes Ciardulli (Equipe PH Rio das Ostras) e Secretaria de Bem-Estar Social / CIC III. Todos os competidores irão ganhar certificados de participação e os primeiro, segundo e terceiro lugares também receberão medalhas.
Rocha Leão terá estação de tratamento de esgoto
Acordo prevê que obras estejam finalizadas em 120 dias após início
O Secretário Municipal de Urbanismo e Obras, Wayner Fajardo, assinou nessa quarta-feira, dia 19, um contrato para o serviço de montagem de uma Estação de Tratamento de Esgoto - ETE, em Rocha Leão. A empresa contratada, Sanevix Engenharia LTda, realizará o trabalho no prazo previsto de 120 dias. Mais de 1250 moradores de Rocha Leão serão beneficiados. A nova estação é a que estava servindo a localidade de Ouro Verde, que passa a ter a sua ligação conectada a rede principal da cidade.
De acordo com Wayner Fajardo, são muitas as vantagens da nova estação de tratamento em relação às convencionais. Reduzida áreas de implantação – um espaço em torno de 40% menor; economia de energia, baixa produção de lodo, baixo custo de operação e manutenção e eficiência de tratamento da ordem de 90%. Além disso, a ETE não causa impactos ambientais.
“Com esse remanejamento da ETE o município além de melhorar a qualidade de vida da população de Rocha Leão, demonstra o seu compromisso com o meio-ambiente e com a economicidade que esta operação proporciona”, afirmou o secretário.
Universidade Aberta do Brasil em Rio das Ostras promove Seminário de Gestão Pública
Rio das Ostras promoveu o 1º Fórum de Gestão Pública no último sábado, dia 15 de outubro, no auditório do Polo de Educação Superior de Rio das Ostras, localizado no Centro Municipal de Qualificação Profissional da Zona Especial de Negócios (ZEN). No Polo são ministradas as aulas presenciais dos cursos da Universidade Aberta do Brasil.
O Polo de Ensino Superior de Rio das Ostras é resultado de convênio celebrado entre o Ministério da Educação e a Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. Entre os cursos oferecidos no Polo estão as pós-graduações em Gestão Pública Municipal e de Gestão em Administração Pública, com certificações da UFF.
De acordo com a secretária de Ciência e Tecnologia, Kátia Brandão, a oferta de cursos de pós-graduações em Gestão Pública pela UAB e a realização de seminários como esse são muito importantes para o município.
“Considero fundamental para Rio das Ostras a formação de especialistas em gestão pública, uma área estratégica e que tem suas peculiaridades que a diferenciam da administração de empresas”, afirma.
PALESTRAS - Participaram do seminário, como palestrantes, a secretária de Ciência e Tecnologia, Kátia Brandão, que falou sobre “A importância da formação do gestor e seu impacto na administração pública”; a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, apresentando o “Orçamento Participativo” e o professor da Universidade Estácio de Sá e do Senai, Bruno Moreira Adegas, falando sobre “Administração de Conflitos”.
Governador do Estado se compromete a desapropriar mais 1 milhão de m² para a ZEN de Rio das Ostras
Sérgio Cabral destacou os investimentos na infraestrutura da Zona Especial de Negócios
Durante uma reunião com o governador do Estado do Rio de Janeiro para discutir as estratégias com relação à votação no Congresso que altera a divisão dos recursos dos royalties entre todos os municípios brasileiros, o prefeito Carlos Augusto recebeu elogios de Sergio Cabral pelos investimentos que estão sendo feitos em infraestrutura na Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras. O governador se comprometeu a desapropriar uma área de 1 milhão de m², ao lado do espaço atual, para instalação de novas empresas.
De acordo com o governador, o bom uso da aplicação de recursos nesta área é fundamental para o desenvolvimento da economia local, tendo em vista que os investimentos feitos em infraestrutura acabam atraindo grande empresas para a cidade.
A Zona Especial de Negócios conta com uma área de um milhão de m² e 30 empresas estabelecidas, gerando mais de quatro mil empregos diretos e indiretos. O município de Rio das Ostras já investiu R$ 15 milhões na infraestrutura da ZEN, enquanto os investimentos privados no local já chegam a R$ 120 milhões.
A Zen conta também com o Plano de Gestão Ambiental para definir questões como reciclagem dos resíduos gerados pelas empresas, monitoramento da água e qualidade do ar. No local funciona também, desde 2007, o Centro Municipal de Qualificação Profissional, que oferece um amplo laboratório de informática, modernas salas de aula, dotadas de equipamentos de última geração, Centro de Treinamento em Estética e auditório com capacidade para 60 pessoas.
Fest Gospel chega a seu final com sucesso de público
Após dois meses de música, chegou ao fim a primeira edição do Fest Gospel Rio das Ostras. O evento, realizado na Concha Acústica, na Praça São Pedro, foi um sucesso de público, reunindo cerca de 3000 pessoas no último dia. Joyce da Silva Rodrigues, da cidade de Carapebus, foi a grande campeã. Ela ganhou a gravação de um CD com mil cópias e a participação do cantor Marquinho Gomes em uma das faixas.
A segunda colocada, Mirian Freitas dos Santos, do Rio de Janeiro, faturou uma moto 125 cc 0Km. Já o riostrense Andrey Barros da Silva ganhou um cruzeiro no transatlântico com direito a acompanhante.
Os organizadores avaliaram o evento como um grande sucesso. Durante o período do festival, foram 140 apresentações com a presença de torcidas e caravanas de diversas cidades do estado. O prefeito Carlos Augusto acompanhou o último dia da festa. “O Fest Gospel é um evento importante da cidade que reúne cultura e fé. Isso é fundamental para que o município continue no caminho certo”, disse.
O evento é uma realização da JM Gospel Produções, com apoio da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras. Para mais informações. Para mais informações: www.festgospelriodasostras.com.br
Bem-Estar Social inaugura nova sede do Centro de Referência de Assistência Social Norte
A Secretaria de Bem-Estar Social inaugurou na terça-feira, dia 18, a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Norte, que ficará localizado agora na Rua Resende 177, no Jardim Mariléa. A solenidade contou com a presença do prefeito Carlos Augusto Balthazar, do vice-prefeito, Wilton Broder; da secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida; secretários municipais, servidores e comunidade em geral.
Segundo o prefeito Carlos Augusto, a equipe da Secretaria de Bem-Estar Social está de parabéns pelo serviço que vem prestando à população. “Tenham certeza que estarei sempre pronto para dar suporte a equipe de servidores que trabalha empenhada em atender a todos sem distinção. Essa é mais uma conquista para Rio das Ostras”, declarou.
Em suas novas instalações, continuarão sendo desenvolvidos diversos programas, só que com mais com mais conforto para os usuários. Dentre os serviços que estarão disponíveis à população estão a oficina de Geração de Renda, os Projetos Crescer Saudável, Canguru, Começar de Novo, Vencendo Barreiras e Feliz Idade, além da unidade do Bolsa Família, que tem como objetivo fazer o gerenciamento dos benefícios do programa e manter sempre atualizados os dados das famílias no sistema de Cadastro Único.
A novidade da unidade fica por conta da inclusão do Projeto Brinquedoteca, destinado para crianças de 4 a 8 anos, visando estimular a manifestação de potencialidades e necessidades intelectuais, sociais, afetivas e culturais.
Para a secretária de Bem-Estar Social, Marcia Almeida, essa é mais uma conquista para a comunidade. “Nesta nova unidade, as pessoas continuarão a ter os mesmos atendimentos, mas com maior conforto. A equipe está animada e pronta para executar o trabalho com a mesma excelência. O importante é que, com isso, estamos ampliando o atendimento da secretaria nessa região”, disse.
Centro de Referência de Assistência Social – O Cras é o equipamento de proteção básica do sistema único de assistência social que tem como finalidade atender e acompanhar as famílias referenciadas em sua área de abrangência, por meio de acolhida, escuta, informações, orientações e encaminhamentos, contribuindo para a prevenção e o enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco social.
Orçamento Participativo Jovem é documentado em vídeo pela Fundação Banco do Brasil
Todos os 27 finalistas do prêmio da Fundação estão tendo os seus projetos filmados
Escolhido entre 1116 inscritos como um dos 27 finalistas do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, o Orçamento Participativo Jovem de Rio das Ostras será documentado em vídeo. Na última sexta-feira, dia 14 de outubro, a equipe da AbraVideo, responsável pela produção do vídeo que vai integrar o acervo da Fundação, esteve no município fazendo imagens da metodologia do OP Jovem, que inclui apresentações de teatro e dança que levam informações para os estudantes e votação das prioridades orçamentárias.
Segundo Rosemarie Teixeira, secretária de Planejamento de Rio das Ostras, pasta responsável pelo OP Jovem, a seleção do projeto entre os finalistas foi uma grande surpresa. “Receber a certificação da Fundação Banco do Brasil na área de Tecnologia Social comprova que o trabalho desenvolvido pela Prefeitura colabora na socialização dos nossos jovens, levando-os a ter responsabilidade e compromisso com a cidade”, afirma Rosemarie.
A dona de casa Rosana Tavares Maia, mãe dos gêmeos Priscila e Luís Fernando, de 6 anos, que integram a Comissão do OP Jovem (composta por crianças, adolescentes e jovens), acredita que o projeto merecia estar entre os finalistas do prêmio. “Eu acho essa iniciativa maravilhosa. Meus filhos hoje têm mais amor pela cidade e se sentem responsáveis por cuidar da sua preservação, evitando jogar lixo na rua e conscientizando outras pessoas”, conta orgulhosa.
PRÊMIO – Concedido a cada dois anos, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social tem como objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais aplicadas em âmbito local, regional ou nacional e que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde. A premiação das vencedoras das nove categorias acontecerá no dia 22 de novembro, em uma cerimônia em Brasília.
Secretaria de Saúde de Rio das Ostras qualifica profissionais para atendimento aos adolescentes
Trabalho começou no PSF do Âncora,
mas chegará a todas as unidades de saúde básica
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras tem uma política de qualificação dos servidores, sempre voltado para a atualização e segurança do profissional e a melhoria no atendimento ao cidadão. A oficina deste mês de outubro foi dedicada ao atendimento dos adolescentes.
Os 57 servidores e profissionais da Unidade de Saúde da Família do Praia Âncora (PSF) participaram no último dia 5 de outubro da I Oficina de Integração e Capacitação do Atendimento à Saúde do Adolescente. A iniciativa foi da Coordenação dos Programas de Saúde, por meio do Nasa (Núcleo de Saúde do Adolescente).
A Oficina aconteceu das 8h às 12h, mas como foi planejada com antecedência, nenhum paciente foi agendado para consulta neste período, portanto a comunidade não sofreu prejuízo. “A comunidade entendeu que além de fazer atendimento, os profissionais de saúde precisam sempre de atualização e qualificação. Assim teremos melhora na qualidade do atendimento e servidores treinados”, disse Andréa Viana, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente de Rio das Ostras.
Durante as quatro horas de oficina foram abordados temas como doenças, atendimentos, perfil e gravidez dos adolescentes do município. A Secretaria de Saúde iniciou no PSF do Âncora o cronograma de treinamento e sensibilização, que vai chegar a todas as unidades de saúde básica do município, conforme determina os preceitos do Sistema único de Saúde (SUS).
Rio das Ostras promove II Semana do Normalista com palestras e oficinas
O Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero) abre as suas portas à comunidade, entre os dias 24 e 27 de outubro, para realizar a II Semana do Normalista. Voltado especialmente para os alunos do Curso de Formação de Professores, o evento tem como tema “Arte: Perspectivas Pedagógicas”. O objetivo é mostrar como atividades artísticas são importantes no desenvolvimento e aprendizado dos alunos.
Abrindo a Semana do Normalista na segunda-feira, dia 24, às 14h, haverá apresentação do grupo de dança do Centro Integrado de Convivência Ernestina Jorge Pereira. Em seguida, às 15h, acontecerá a mesa redonda “Arte: Perspectivas Pedagógicas” com Dóris Yane, coordenadora de Música do Centro de Formação Artística da Fundação Rio das Ostras de Cultura, e Wilson Santos Souza, maestro do Coral Petrobras Bacia de Campos.
OFICINAS - Na terça-feira, dia 25, a programação começa às 13h30 com as seguintes oficinas temáticas: “Artes Cênicas”, com Beatriz Rhaddour; “Arte e Consciência Ambiental”, com Adriana Cortes; “Arte e Tecnologia”, com Johnny Charles; “Contadores de Histórias”, com Jonathan Mendonça. Às 15 horas haverá a palestra “A Literatura Infantil Contemporânea e as Diversas Linguagens”, com o professor Rodrigo da Costa Araújo, mestre em Ciências da Arte e doutorando em Literatura Comparada pela UFF.
A programação da quarta-feira, dia 26, também inclui oficinas, a partir das 13h30: “Artes Cênicas”, com Beatriz Rhaddour; “Arte e Consciência Ambiental”, com Adriana Cortes; “Biodança”, com Anna Rosaura e “Maquiagem Artística”, com Thaís Fernandes. A palestra, às 15h, será sobre “Arte na Educação: Reflexões e Ações”, com o professor Áureo Guilherme Mendonça, mestre em Belas Artes e doutor em Literatura Comparada pela UFRJ.
No último dia do evento, quinta-feira, 27, acontece nova rodada de oficinas, às 13h30: “Análise de Contos de Fadas”, com Nely Barros; “Artes Cênicas”, com Beatriz Rhaddour; “Arte e Consciência Ambiental”, com Adriana Cortes; “Jogos e Brinquedos Cantados através da Cultura Popular”, com Claudia Veras. A última palestra, às 15h, vai ser sobre “Limite com afeto: o papel da família na educação dos filhos”, com a professora Andréa Bottino, mestre em Psicologia Social e doutora em Psicologia pela UFRJ. A programação de todos os dias será encerrada com apresentações culturais dos alunos.
Rio das Ostras entra em quadra em Cabo Frio
Time de basquete da Secretaria de Esporte e Lazer participa de Campeonato de Basquete
A equipe de basquete da Secretaria de Esporte e Lazer entra em quadra no próximo sábado, dia 22, pelo Campeonato Municipal de Cabo Frio. Rio das Ostras enfrenta a equipe local Veneno a partir das 13h, no Ginásio Poliesportivo Vivaldo Barreto, no Jardim Esperança.
No último jogo, disputado no sábado, dia 15, a equipe riostrense perdeu sua primeira partida na competição. O time Kobras, atual campeão, venceu pelo placar de 73 a 64. Na classificação geral, Rio das Ostras está na segunda posição. A equipe participa do campeonato em Cabo Frio como convidada.
Rio das Ostras é único município da região que cumpriu metas para o combate à dengue
Notícia foi destaque na grande mídia
Rio das Ostras é o único município da Região dos Lagos que cumpriu as metas estabelecidas pela Comissão Intergestores Bipartite para o combate à dengue, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. A notícia foi destaque na grande mídia, que revelou ainda, segundo o levantamento do Estado, que dos 92 municípios do Rio, 71 deixaram de se precaver quanto à epidemia, prevista para o próximo verão.
A indicação da cidade se deve às ações permanentes de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que inclui, entre outras, a ampliação do trabalho de guardas sanitários. Ao todo, 250 funcionários da Prefeitura atuam diariamente na inspeção de residências, na orientação de moradores e no controle do mosquito e possíveis focos. Somente este ano Rio das Ostras registrou mais de 240 mil visitas.
“Para nós esse levantamento é o resultado transparente dos investimentos que fazemos há anos, todos os dias do ano, para controlar o mosquito da dengue. Aqui também minimizamos os efeitos da doença nas pessoas, ao proporcionar infraestrutura e atendimento humanizado na rede pública de saúde”, declarou o prefeito Carlos Augusto.
Já prevendo a epidemia que deve acometer o Estado do Rio no próximo verão, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, está intensificando as ações para evitar o aumento do número de casos de dengue. Uma equipe de técnicos e guardas sanitários está realizando palestras em todas as escolas da Rede Pública, além de igrejas e associações de moradores. O objetivo é sensibilizar as pessoas e torná-las multiplicadoras nas ações de combate ao mosquito. Entre elas destaca-se a campanha “10 minutos Contra a Dengue”,que prevê a interrupção do ciclo do mosquito sempre que uma pessoa dispuser de 10 minutos de apenas um dia na semana para inspecionar seu próprio ambiente de moradia. De acordo com dados oficiais, o ambiente doméstico concentra pelo menos 86% dos focos.
Milena Mello, estudante do 9º ano da Escola Municipal Ary Gomes Marins, conta que alguns membros de sua família tiveram dengue e que desde então os cuidados com a inspeção do próprio quintal passaram a ser redobrados. “Depois dessa palestra então, percebo que todos precisam contribuir e não só aguardar a Prefeitura para fazer a sua parte”, disse.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Andréia Bellei, em 2011 foram registrados em Rio das Ostras 3.526 casos suspeitos de dengue em 2011, sendo 1.579 confirmados como dengue clássica, 815 em investigação, 112 casos com complicações, quatro casos de dengue hemorrágica e 1.016 descartados.
VÍRUS - Existem quatro tipos de vírus da dengue e qualquer um pode causar formas graves da doença. O vírus tipo 1, responsável por uma epidemia em 1986, está de volta ao Brasil, ainda mais agressivo. O País já registra também, pela primeira vez, o da dengue tipo 4. Por isso toda a população está indefesa ao vírus, que pode se manifestar não indicando sintomas e pode também matar.
VÍRUS - Existem quatro tipos de vírus da dengue e qualquer um pode causar formas graves da doença. O vírus tipo 1, responsável por uma epidemia em 1986, está de volta ao Brasil, ainda mais agressivo. O País já registra também, pela primeira vez, o da dengue tipo 4. Por isso toda a população está indefesa ao vírus, que pode se manifestar não indicando sintomas e pode também matar.
Alguns estudos mostram que as pessoas que têm dengue pela segunda ou terceira vez podem ter elevadas as chances de a doença se manifestar de forma grave. Daí a importância em buscar atendimento médico ao manifestar qualquer um dos sintomas.
Projeto Esporte Ação e Cidadania leva diversão a Cantagalo
Crianças da localidade poderão se divertir com novo projeto da Prefeitura de Rio das Ostras
O próximo domingo das crianças de Cantagalo será bem divertido. O projeto Esporte, Ação e Cidadania, da Secretaria de Esporte e Lazer – Semel- terá sua primeira edição na localidade, no dia 23 de outubro. Entre 9h e 13h, diversas atividades serão oferecidas na Praça do Coreto.
Músicas e brinquedos, como pula-pula, cama elástica, piscina de bolinhas, parquinho infantil e tobogã ficarão a disposição dos pequenos durante as quatro horas do evento. Além disso, uma equipe de recreadores da Semel organizará brincadeiras para os participantes. Uma tenda especial será dedicada às crianças menores, com pintura e desenhos.
Para o secretário de esporte, Carlos Alberto Marins, esta é mais uma ação para beneficiar as crianças que ainda não podem se inscrever nos outros projetos. “No dia do evento, as crianças brincam, se divertem e acabam fazendo uma atividade física, de maneira lúdica, claro. Com o contato com a nossa equipe, elas tem a possibilidade de ingressar em alguma de nossas escolinhas. É um evento muito bacana por causa disso”, afirmou.
O evento terá pelo menos outras duas edições nesse ano. No dia 30 de outubro, a equipe da Secretaria de Esporte estará na Rua das Papoulas, no Âncora. Já no dia 13 de novembro é a vez de Palmital receber o projeto, na Rua Domingos Faria Mota.
Prefeitura convoca últimos classificados em concurso para a Guarda Municipal de Rio das Ostras
Concursados estão sendo capacitados antes de atuarem no trânsito e na proteção aos prédios públicos
Em aproximadamente dois meses, os últimos guardas municipais classificados no 5º concurso público estarão atuando nas ruas e na proteção aos próprios públicos de Rio das Ostras. Isso porque esta semana eles começaram a participar do curso de formação, ministrado pelos inspetores da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano, pré-requisito para o ingresso no trabalho. Essa é a oitava turma que se formará. A Secretaria prevê também a formação da última turma de fiscais de transporte, com a convocação de 25 concursados para essa área.
Luiz Carlos Iorio mora em Rio das Ostras desde 2008, apesar de antes de ser convocado pelo concurso da Prefeitura, trabalhar como guarda municipal em um município vizinho. Ele e a esposa vieram da capital em busca de qualidade de vida e segurança, na expectativa de atuarem como servidores públicos. O resultado é que ambos foram classificados e já fazem parte do quadro da Prefeitura. “Optamos por Rio das Ostras por todos esses benefícios que a cidade oferece e também porque como guarda municipal posso ter mais flexibilidade de horário, além de estar mais próximo de me dedicar à gestão pública municipal, área que tenho muito interesse”, destacou Luiz Carlos, que é Bacharel em Direito e está fazendo pós-graduação em gestão pública municipal.
Entre aulas teóricas e práticas, os concursados estão tendo noções de Direito, de primeiros-socorros e treinamento contra incêndio. Estudam também o Código de Trânsito Brasileiro, português, técnicas de defesa pessoal, segurança de prédios públicos, entre outros temas.
O secretário de Ordem Pública, Coronel Sérgio Pinto, ressalta que o objetivo do treinamento é qualificar o profissional para que ele ofereça um atendimento cada vez melhor para a população e visitantes. Sérgio Pinto lembra que a Administração Pública instituiu o curso de formação para guardas municipais a partir do último concurso da Prefeitura.
No edital foram disponibilizadas 200 vagas para guardas municipais e 72 para fiscais de transporte, mas o número de convocados foi excedente, tendo em vista a necessidade de atender as demandas decorrentes do crescimento de Rio das Ostras. A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano, convocou 254 guardas e 95 fiscais. Atualmente, 471 servidores guardas integram o efetivo municipal.
Rio das Ostras tem “Dia D” da Campanha Outubro Rosa
Neste sábado, dia 22, unidades de saúde farão
atendimento exclusivo para mulheres
Engajada pela primeira vez na Campanha Outubro Rosa, uma ação mundial contra o câncer de mama que começou na última década do século XX e hoje toma conta do mundo, Rio das Ostras realizara o “Dia D” neste sábado, dia 22.
Profissionais de saúde farão atendimento exclusivo para as mulheres em cinco unidades de saúde do município – Posto de Saúde da Família do Praia Âncora, Centros de Saúde da Extensão do Bosque e Nova Cidade, e os Postos de Saúde de Nova Esperança e Cidade Praiana.
Das 8h às 17h serão realizados exames de mamas, coleta de preventivo e palestras sobre a importância das ações preventivas. Esta é a primeira campanha municipal de prevenção e combate ao câncer de mama e colo uterino, que contará também com uma equipe de supervisão com médicos da rede. “É importante que as munícipes compareçam aos postos preparadas para colher o preventivo. As pacientes têm que estar 48 horas sem ter relações sexuais, não utilizar nenhum tipo de creme, geléia, óvulo e ducha higiênica. Queremos fazer um atendimento direcionado à prevenção”, explicou o enfermeiro Ricardo José Mouta, coordenador do Programa Municipal de Saúde da Mulher.
Próprios iluminados - Como em todo mundo, Rio das Ostras iluminará de rosa dois pontos turísticos da cidade – a Figueira Centenária, na orla do Centro, e a Ponte Estaiada sob o rio das Ostras, na noite do dia 22. A iniciativa expressa o apoio do município à causa tão importante.
Ainda hoje, milhares de mulheres sofrem com o câncer de mama, e o pior é que grande causa da doença é decorrente da falta de informação e de cuidados com a saúde. Por isso a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras está com uma participação importante na campanha mundial, numa iniciativa do Departamento de Programas de Saúde, por meio do Programa de Saúde da Mulher.
Cidade Praiana recebe Rua Limpa, Cidade Limpa
Projeto da Prefeitura de Rio das Ostras chega à localidade nos dias 21 e 22 de outubro
Cidade Praiana foi a localidade escolhida para receber a edição deste mês do Projeto Rua Limpa, Cidade Limpa. A ação acontece nos dias 21 e 22 de outubro, a partir das 8h, na Rua B, ao lado do Posto de Saúde. O evento, que mobiliza centenas de pessoas entre moradores, alunos, educadores e profissionais da área, é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Rio das Ostras.
A iniciativa inclui coleta de lixo, palestras sobre meio ambiente, além de orientação aos moradores, de porta em porta, sobre os serviços de limpeza pública. Os moradores poderão levar o lixo reciclável até o ecoponto montado no local. “A partir da mobilização e conscientização das pessoas é possível ter uma cidade mais limpa e uma melhor qualidade de vida. E a população tem contribuído; a cada edição ganhamos mais visibilidade”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Max Almeida.
Paralelamente à visitação das casas, é realizada uma gincana ecológica entre escolas da cidade. Nesta edição, são convidadas as escolas municipais Maria da Penha de Oliveira, Maria Teixeira de Paula, Cidade Praiana e Rio das Ostras.
Projeto - O Rua Limpa, Cidade Limpa foi criado em 2009 e tem peridiocidade mensal. Recentemente, o projeto ganhou uma versão ampliada, mobilizando mais de 600 pessoas por edição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário