quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Município de Rio das Ostras faz convênio com o Programa Estadual de Integração na Segurança


Objetivo é intensificar as ações preventivas de segurança na cidade

O prefeito Carlos Augusto recebeu na última semana em seu gabinete, o tenente-coronel Jerson Reis, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, para conhecer o Programa Estadual de Integração na Segurança – Proeis. A reunião contou com a presença do presidente da Câmara, Carlos Afonso; do secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, coronel Sérgio Pinto; dos vereadores Ademir Mendes, Alcemir Jóia, Luiz Roberto da Silva e Rosenildo Viana, e de representantes do Conselho Comunitário de Segurança.
O programa, que tem como gestor o tenente-coronel Odair Lopes Júnior, tem como objetivo aproximar o policial militar da comunidade em geral, aumentando a sua presença nas ruas com a finalidade de prevenir delitos, por meio de ações de fiscalização e proteção de bens, serviços e instalações públicas e privadas, com base no convênio firmado com o Estado.
Os policiais militares que ingressarão no Projeto terão que ser voluntários e aptos a trabalharem em turnos de oito horas, durante os períodos de folga na corporação.
Dentre as vantagens da assinatura do convênio destacam-se o aumento da interação entre os setores públicos e do vínculo entre o policial militar e a comunidade para qual ele presta o serviço e atendimento. Os procedimentos para assinatura do convênio já estão em tramitação entre o Poder Executivo e o Governo do Estado.
Durante a apresentação do programa, o sub-gestor, tenente-coronel Jerson, explicou que os policiais atenderão a determinações do Poder Executivo durante o serviço. “O comando do policiamento será feito pela própria Prefeitura porque é quem sabe a real necessidade dos locais em que necessitam um maior patrulhamento”, disse.
Com relação a escolha dos policiais que estarão de serviço, o tenente-coronel Jerson informou que eles precisam ter uma conduta ilibada para poder fazer parte do Projeto. “Os policiais serão avaliados e obrigados a seguir as normas de conduta da corporação. Portanto não podem ter uma mancha sequer para ingressar nesta ação. Mesmo assim, caso o contratante, no caso a Prefeitura, não esteja satisfeita com o desempenho, ele poderá ser substituído por outro profissional”, declarou.
Para o prefeito Carlos Augusto, o convênio vai permitir uma integração maior entre o município e o Estado, por meio da Polícia Militar. “Esta parceria ‘com Rio das Ostras é antiga e benéfica porque conseguimos aumentar o efetivo de policiais militares na cidade visando garantir ainda mais a segurança para a população”, garantiu.
Segundo o secretário de Ordem e Pública e Controle Urbano, coronel Sérgio Pinto, esta é uma oportunidade de garantir ainda mais a segurança no município. “O trabalho que já está sendo feito na área de segurança será ampliado com este convênio. É um grande investimento que vamos continuar fazendo para dar mais tranqüilidade à população”, informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário