quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Carlos Augusto quer garantir avaliação permanente do Ensino em Rio das Ostras


Alunos do 1º ao 9º ano da rede municipal fizeram prova e os resultados foram apresentados aos diretores das escolas

Educação é uma prioridade para a administração municipal e o prefeito Carlos Augusto, durante reunião com os diretores das escolas, anunciou que o Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras (Saero) será adotado como política pública, garantindo acompanhamento permanente da qualidade do ensino na cidade. Os resultados do último Saero, que foi aplicado a 13.935 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, comprovaram que os estudantes estão acima da média estipulada pelo Ministério da Educação e preparados para a realização da Prova Brasil em novembro.
“Estamos tendo excelentes resultados com o Saero e isso pode ser comprovado pela média de Rio das Ostras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que passou da 24ª para a terceira colocação no estado do Rio de Janeiro. Inclusive a nossa avaliação está servindo de modelo para outras prefeituras”, afirmou Carlos Augusto durante a reunião realizada no dia 31 de setembro, no auditório da Secretaria de Educação.
No Saero, os alunos do 5º ano ficaram com a média 5,9 e os do 9º ano, alcançaram 5,1. Com isso, Rio das Ostras ultrapassou a projeção do Ministério da Educação que estima as médias 5,2 e 4,8, para o 5º e 9º ano, respectivamente, para o ano de 2013. Seguindo os critérios de avaliação estipulados pelo MEC para a Prova Brasil, o Saero é realizado por meio de aplicação de provas de múltipla escolha.
“O objetivo é fazer um diagnóstico do aprendizado dos estudantes e, com base nessas informações, propor estratégias para a melhoria da qualidade do ensino no município”, enfatizou a secretária de Educação, Maria Lina Paixão. Segundo a secretária, uma novidade da última edição do Saero é que os cartões de respostas dos anos finais do Ensino Fundamental foram codificados, dando maior agilidade na identificação dos alunos e correção das provas.

RESULTADOS – As médias do Saero, realizado entre os dias 24 de agosto e 15 de setembro, foram as seguintes: 1º ano – 8,2; 2º ano – 7,3; 3º ano – 6,5; 4º ano – 6,9; 5º ano – 5,9; 6º ano – 4,7; 7º ano – 4,1; 8º ano – 4,8; 9º ano – 5,1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário