quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Fundação Rio das Ostras de Cultura festeja 14 anos com ampla programação

Exposição de esculturas, espetáculos de dança e teatro marcam as comemorações do mês de aniversário da Fundação Rio das Ostras de Cultura, que completa 14 anos no dia 10 de outubro. A poeta e escritora Selma Rocha, presidente da Fundação, anuncia mais um presente para a população: está sendo iniciada a Revitalização e Reforma do Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba. Em dezembro serão o Teatro Popular e Biblioteca Pública que entram em obra.
“A Fundação celebra com honra e orgulho os passos e caminhos desta jornada cultural desafiante em benefício do nosso município”, afirma Selma, lembrando os muitos programas e projetos desenvolvidos por sua equipe. Entre esses, o Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, que conta com 1,2 mil alunos e oferece cursos técnicos profissionalizantes nas três áreas.

TRAJETÓRIA - Criada em 10 de outubro de 1997, a Fundação Rio das Ostras de Cultura atua também na preservação e resgate da memória e história do município. Prova disso são a criação do Museu do Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba e do Centro Ferroviário de Cultura Guilherme Nogueira.
 “Também realizamos eventos como Auto de Natal, Paixão de Cristo, Festival Nacional de Teatro e de Dança, Festival da Onda, Concursos de Poesia e exposições, além de dar apoio à Prefeitura em seus eventos”, conta Selma, recordando a trajetória da Fundação.
Formar plateia e atuar na geração de emprego e renda para aqueles que vivem da arte. Esse é outro campo de ação da Fundação que mantém a Fundição Escola de Artes e Ofícios, a Fábrica de Bonecas e Tapetes de Rocha Leão e a Feira de Artesanato da Avenida Amazonas.
São ao todo nove unidades administradas pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, incluindo a Biblioteca Pública, a Casa da Cultura, o Teatro Popular, o Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro e o Centro Ferroviário de Cultura Guilherme Nogueira. Entre os programas da Fundação estão a Orquestra Kuarup Sopros & Cordas e a Cia. de Balé Baía Formosa.

Acompanhe a agenda de aniversário

As comemorações de aniversário da Fundação começam nesta sexta-feira, dia 7, com inauguração da mostra de esculturas “Verso”, de Gilmário Santana, na Casa da Cultura Bento Costa Júnior. No sábado, dia 8, às 20h, haverá apresentação do espetáculo de dança “Cabeção de Nego” no Teatro Popular.
Outros espetáculos já confirmados para o mês de aniversário são “Rei Leão” (dia 12), “Me Salve, Musical” (dia 15), “O Homem que Amava Caixas” (dia 16) e “Lendário Bando de Maria Urtigão e a Vaca Lerdeza” (dias 21, 22,  23, 28, 29 e 30).

EXPOSIÇÃO - A mostra de esculturas de Gilmário Santana inclui obras com influências sacras e profanas. Em suas mãos, peças brutas se transformam em delicadas obras e detalhados cenários, com variados personagens que vão de anjos a sereias.
Gilmário Santana começou a entalhar quando ainda era criança em sua cidade natal, Itapetinga, na Bahia, e não parou mais. São de sua autoria dezenas de monumentos e adornos artísticos em praças e espaços públicos, como na Universidade de Belas Artes, em Salvador, e também por todo interior da Bahia e no Distrito Federal.

SERVIÇO:

Mostra “Verso” – esculturas de Gilmário Santana
De 7 a 31 de outubro
Casa da Cultura Bento Costa Júnior
Rua Dr. Bento Costa Jr., 70 - Centro
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, sábados, das 14h às 18h, e domingos, das 10h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário