quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Orçamento Participativo Jovem de Rio das Ostras é finalista no Prêmio Fundação Banco do Brasil


Programa é um dos três representantes de todo o Rio de Janeiro
e o único do interior do Estado

O Programa Orçamento Participativo Jovem, desenvolvido pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Rio das Ostras, está entre as 27 iniciativas de tecnologias sociais finalistas da edição 2011 do Prêmio Fundação Banco do Brasil dentre as mais de 1100 inscritas. O município é um dos três representantes do Rio de Janeiro e o único do interior do Estado nesta fase final.
Para a Fundação Banco do Brasil, tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. O Orçamento Participativo Jovem é uma metodologia que visa despertar nos alunos de toda a rede escolar do município – do nível básico ao ensino médio – a consciência do exercício da cidadania, ao estimular sua participação na elaboração do orçamento municipal.
Os 27 finalistas estão divididos em nove categorias e Rio das Ostras está concorrendo em “Tecnologia Social na Construção de Políticas Públicas para Erradicação da Pobreza” com projetos de Caratinga, Minas Gerais; e Maringá, no Paraná.
Para o prefeito Carlos Augusto, os investimentos feitos na formação de crianças e adolescentes em Rio das Ostras começam com o OP Jovem que desenvolve a conscientização da cidadania de estudantes desde a Ensino Infantil. “Nossos jovens começam a ter consciência de como devem ser aplicados os recursos do município para que eles saibam das dificuldades de administrar um orçamento e as prioridades de uma cidade. Assim, eles começam a exercer a sua cidadania desde cedo”, disse.
De acordo com a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, essa é mais uma conquista para o município de Rio das Ostras. “Só o fato de sermos certificados como tecnologia social na Fundação do Banco do Brasil já é importante. Agora estar entre os finalistas e ser um dos três representantes do Estado do Rio de Janeiro mostra que estamos no caminho certo. A metodologia do OP Jovem está disponível em um banco de políticas que pode ser acessado on line por todos os interessados que quiserem usar a mesma metodologia. Isso é gratificante para todos nós de Rio das Ostras”, declarou.

Prêmio – Concedida a cada dois anos, a premiação tem como objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais aplicadas em âmbito local, regional ou nacional e que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.
A premiação das vencedoras das nove categorias acontecerá no dia 22 de novembro, em uma cerimônia em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário