quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Prefeitura de Rio das Ostras promove Semana de Luta Contra a Aids

Atividades acontecerão na Praça José Pereira Câmara

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras aderiu à campanha “Fique Sabendo” - 2011, do Governo Federal, que este ano está voltada para o público gay jovem e adolescente. De 1º a 7 de dezembro, profissionais da área estarão na Praça José Pereira Câmara, no Centro, distribuindo material informativo e preservativos, dando aconselhamento e realizando testagem rápida de HIV, na Semana Municipal de Luta contra a Aids, das 8h às 17h.
Toda equipe do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS e Hepatites, do Departamento de Programas de Saúde, estará na praça para atender os interessados em saber sobre a prevenção e tratamento destas doenças. Também será realizado o teste rápido para detecção do vírus HIV, que dá o resultado em 15 minutos. Quem quiser fazer o teste passará por um aconselhamento pré-exame – atendimento personalizado ao cidadão, esclarecendo dúvidas.
Além de toda equipe do Programa Municipal, a Semana Municipal de Luta contra a Aids, contará com a participação dos agentes comunitários de saúde e dos voluntários, que são pacientes atendidos no programa.
FILME – Outra atividade desta Semana será a exibição do filme “Positivas”, no dia 6, às 19h, no auditório da Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar, com entrada franca.
O filme de Suzanna Lira conta a história verídica de sete mulheres que contraíram o vírus HIV em relações estáveis. Depois da exibição, acontecerá um debate sobre DST/AIDS.
DADOS DO MUNICÍPIO – Dados de setembro de 2011 informam que Rio das Ostras tem 320 pacientes infectados pelo HIV e 61 com hepatite B ou C em tratamento no município, além de mais 15 menores de dois anos em acompanhamento.
O Programa Municipal de DST/HIV/AIDS e Hepatites atende no Centro de Saúde da Extensão do Bosque e conta com uma equipe de 15 profissionais – quatro médicos infectologistas, um ginecologista, um pediatra, um psicólogo, um dermatologista, uma assistente social, um nutricionista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, dois auxiliares administrativos, coordenador pela enfermeira Bianca Monteiro.
A maioria dos pacientes chega por conta própria, mas o Programa recebe também os encaminhamentos das unidades de saúde. Todo o protocolo do Ministério da Saúde é seguido, com aconselhamento pré e pós-teste, testagem e tratamento. “Além de fazer o teste rápido de HIV, os pacientes recebem o pedido para fazer outros exames para detecção de hepatites e sífilis, que também são feitos na rede municipal”, disse a coordenadora Bianca.
Os interessados em fazer o teste de HIV devem procurar o Centro de Saúde da Extensão do Bosque, mas antes devem agendar pelo telefone (22) 2760-2736. Importante lembrar que são distribuídos preservativos gratuitamente à população de forma permanente em todas as unidades básicas de saúde de Rio das Ostras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário