quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Prefeitura de Rio das Ostras entrega carteiras de salvatagem a 30 moradores


Qualificação gratuita, que incluiu Treinamento de Escape de Aeronave Submersa, foi promovida pela Secretaria de Ciência e Tecnologia

A Secretaria de Ciência e Tecnologia de Rio das Ostras promoveu cursos gratuitos de Salvatagem – Básico de Segurança em Plataforma, obrigatório para todos os profissionais que trabalham em unidades offshore, e de HUET – Treinamento de Escape de Aeronave Submersa. Na sexta-feira, dia 18, foram entregues as carteiras dos 30 moradores da cidade que concluíram os cursos, uma parceria da Prefeitura com a empresa de treinamento Sampling.
Todos os cursos são ministrados por intermédio do Programa Municipal de Qualificação Profissional, que atualmente oferece 760 vagas para formação profissionalizante em diferentes áreas. “A prefeitura desenvolve esse programa com o objetivo de promover a capacitação dos moradores da cidade, aumentando a oportunidade de conseguirem melhores empregos”, explica a secretária de Ciência e Tecnologia, Kátia Brandão.

VALORIZAÇÃO – Os participantes dos cursos de Salvatagem e HUET acreditam que com as duas carteiras, que têm validade de 5 e 2 anos, respectivamente, terão melhores oportunidades de trabalho. “Eu não teria condição de pagar pelos cursos, que custam cerca de R$1,5 mil, e com certeza vão me valorizar profissionalmente”, diz Bruno Gonçalves, que já atua no setor offshore.
Para Simoa Pereira Cunha, que está fazendo o curso de caldeiraria, também pelo Programa Municipal de Qualificação Profissional, a Prefeitura está de parabéns por investir na formação dos moradores da cidade. “Penso em fazer outros cursos e assim enriquecer ainda mais o meu currículo”, afirma.
Empregado recentemente no setor offshore, Iata Anderson Brito de Castro também pensa em fazer novos cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura. “Gostaria muito de me especializar na área de solda. Temos que aproveitar as oportunidades para crescer profissionalmente”, conclui ele.

APRENDIZADO – Durante o Curso Básico de Segurança em Plataforma (Salvatagem), os alunos têm aulas sobre Segurança Pessoal e Responsabilidade Social , Primeiros-Socorros Elementar,      Prevenção e Combate a Incêndio e Técnicas de Sobrevivência Pessoal e Procedimentos de Emergência. Já no HUET – Treinamento de Escape de Aeronave Submersa aprendem sobre Segurança nas Aeronaves, Riscos das Operações sobre a Água,     Procedimentos de Emergência, Uso do Bote Salva-Vidas Inflável, Técnicas de Sobrevivência no Mar, Hipotermia e Resgate da Água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário