sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Broder agradeceu o Ministro Carlos Lupi, e em seu discurso, anunciou que Rio das Ostras vai receber cursos de qualificação profissional




Em seu discurso, o Ministro anunciou que Rio das Ostras vai receber cursos de qualificação profissional

Com direito a presença do Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, a cidade de Rio das Ostras ganhou uma nova sede da Agência do Ministério do Trabalho, que promete facilitar o atendimento ao trabalhador e ampliar o número de serviços já oferecidos. No posto, instalado no segundo andar do Centro de Cidadania, no bairro Âncora, o cidadão vai poder requerer o seguro-desemprego, fazer rescisão contratual ou solicitar a carteira profissional de trabalho, que, em breve, será em tempo real.
Para a Secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, a nova sede "vem para ampliar a capacidade de atendimento do Ministério do Trabalho em Rio das Ostras, principalmente em uma época em que a cidade recebe a notícia do alto crescimento populacional e econômico". "Esta parceria entre o Ministério do Trabalho e da Prefeitura de Rio das Ostras veio para facilitar a vida do trabalhador, oferecendo um trabalho eficiente, rápido e de qualidade. Estamos aqui para somar e colaborar com este crescimento da cidade", completou a nova gerente da Agência do Ministério do Trabalho em Rio das Ostras, Regina Oliveira Pires da Silva.
Representando o Prefeito Carlos Augusto Balthazar, o vice-prefeito Wilton Broder agradeceu Carlos Lupi pelo novo presente à cidade, mas, aproveitou a ocasião, para fazer um pedido ao Ministro. "Nós estamos ao lado de Macaé, onde está instalada a Petrobras, que necessita de mão de obra qualificada para atender a industria off-shore, mas não temos em nosso município um polo como a Faetec ou Escola Técnica para gerar esta mão de obra. Se o Ministro puder nos ajudar, esta será uma importante ferramenta extirpar o desemprego", afirmou o vice-prefeito, sendo aplaudido pelos presentes.
Atendendo ao pedido do vice-prefeito, o Ministro Carlos Lupi determinou ao Superintendente Regional do Ministério do Trabalho, Antonio Albuquerque, que levante junto a Prefeitura de Rio das Ostras as necessidades de cursos para atender a comunidade local. "Acho fundamental que Rio das Ostras tenha cursos de formação voltados para a área de petróleo e gás e também para os serviços que atuam no entorno da cadeia do petróleo, como hotelaria. Vamos oferecer na cidade, cursos que possam ser realmente úteis para capacitar novos profissionais e que possam gerar mais empregos. É um compromisso que assumo aqui de público, com o povo de Rio das Ostras", destacou.
DEFESA PELOS ROYALTIES - Antes de iniciar a sua fala, o Ministro Carlos Lupi quebrou o protocolo e franqueou a palavra a uma moradora, identificada como Sônia Augusto, que chamava a sua atenção. Sônia pegou o microfone e fez um apelo ao Ministro de Estado, que interceda junto a Presidente Dilma Rousseff que vete o projeto de lei referente a partilha dos royalties do petróleo. "Nós não sabemos o que será da nossa cidade se Rio das Ostras perder o recurso dos royalties", declarou a senhora.
"A questão dos royalties, para mim, é uma dívida que a União tem com o Estado do Rio de Janeiro, por todas as perdas que o Estado teve ao longo da história. A maior delas veio com a transferência da capital nacional para Brasília, quando o então Presidente Juscelino Kubitschek fez uma série de promessas ao Estado que não foram cumpridas. Como cidadão e Ministro deste país, estou empenhado nesta luta pela manutenção do veto do Presidente Lula", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário