terça-feira, 27 de dezembro de 2011



Vigilância Sanitária intensifica fiscalização nos quiosques da orla de Rio das Ostras
A Coordenação de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Rio das Ostras intensificou a fiscalização sanitária nos quiosques da orla. O objetivo é orientar os permissionários sobre as condições gerais para manipulação de alimentos e garantir a qualidade do atendimento aos clientes.

A equipe de seis fiscais iniciou o trabalho no último fim de semana na Praia do Centro e continuará até visitar os 52 quiosques da cidade. Os 18 restaurantes da orla também receberão as orientações da fiscalização.

Na visita, os agentes da vigilância sanitária orientam sobre as condições gerais, higiene, processos de armazenamento e manipulação de alimentos. Todos os quiosques devem ter certificados de saúde de todos os funcionários que trabalham com alimentos e estar com a desinsetização em dia.

Durante todo o ano a Vigilância em Saúde fiscaliza todos os comércios que lidam com alimentos, além de clínicas e consultórios médicos e veterinários, laboratórios e farmácias, para manter a qualidade na prestação destes serviços. O trabalho é intensificado durante a alta temporada devido ao aumento no fluxo de turistas no município, que nesta época, são os principais usuários dos quiosques e restaurantes.

A fiscalização continuará até o final do Verão, durante todos os fins de semana, e caso seja encontrada alguma irregularidade, os permissionários podem pagar multas de R$ 500 a R$ 10 mil, e se o caso for grave, ter o quiosque interditado.


Réveillon de Rio das Ostras promete ser uma grande festa

Taxa de ocupação das pousadas e hotéis da cidade já chega a 65%

A programação variada do Réveillon 2012 em Rio das Ostras está atraindo o interesse de turistas e visitantes. Segundo pesquisa de ocupação feita pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio na semana passada, a taxa de ocupação das pousadas e hotéis está próxima dos 65%.

E para receber os turistas, Rio das Ostras está com quase tudo pronto. A Secretaria de Turismo preparou uma grande festa com shows, queimas de fogos e muita alegria.

A programação prestigiou os artistas locais, que subirão no mesmo palco de artistas de renome como Isabella Taviani. O ponto alto da festa, com certeza, será a queima de fogos à meia-noite. Ao todo serão utilizadas 13.645 bombas, de três a 10 polegadas, que colorirão o céu da cidade.

O show pirotécnico da virada acontecerá em três balsas que poderão ser vistas das praias do Centro e Tartaruga; no Mirante da Praça da Baleia e no emissário submarino, em Costazul, que terá a tradicional cascata; nas praças de Rocha Leão e Cantagalo, na zona rural da cidade; e também em Mar do Norte. A previsão é de que a queima de fogos tenha 15 minutos.

Shows – Os shows começam no dia 30, na Praça São Pedro, com Isabella Taviani, às 21h, e Banda Pressão do Brasil, às 23h. Na noite do Réveillon, a cantora riostrense Thais Macedo se apresenta às 21h e Glauco Zulo faz a festa a partir das 23h. Dia 1º de janeiro, Rio das Ostras vai receber o Ano Novo com o alto astral das bandas Nada Combinado, às 20h, e a galera do Strada de Terra, que faz show a partir das 22h.

Em Costazul a banda Rio Night vai agitar a noite do dia 31 com apresentação a partir das 23h até duas da madrugada.

Informações turísticas – Turistas e visitantes contam com o Posto de Informações Turísticas da Prefeitura que funcionará como apoio. O horário de funcionamento é sempre das 8h às 17h. Neste fim de semana, sábado, dia 24, o posto ficará aberto das 8h às 14h, e no domingo, dia 25, abrirá a partir das 14h.

No fim de semana do Réveillon, o quiosque abrirá no horário normal no sábado, dia 31, mas ficará fechado no domingo, dia 1º de janeiro.

Parque dos Pássaros comemora sete anos de atividades

Unidade de Conservação de Rio das Ostras celebra aniversário com a presença da comunidade

O Parque dos Pássaros, uma das quatro Unidades de Conservação em espaço urbano de Rio das Ostras, celebrou seu sétimo aniversário. O evento comemorativo, organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, foi realizado nesta terça-feira, dia 20, no próprio local. Entre as atrações, a exposição fotográfica Flores do Parque, o Presépio Ecológico e a apresentação do conjunto de violinos do Centro de Formação Artística da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

Na solenidade, o secretário de Meio Ambiente, Max de Almeida, foi homenageado pelos demais funcionários da Secretaria com uma placa. “São seis anos, 11 meses e 20 dias à frente do Parque dos Pássaros. A unidade se tornou uma vitrine da Secretaria, da gestão ambiental do município. E todo esse sucesso só é possível devido ao comprometimento dos servidores e a participação dos riostrenses”, disse.

“O Parque atualmente é uma referência. Durante esse período de sete anos, o local passou por grandes modificações, que incluíram cuidado especial com a vegetação nativa, respeito pelo meio ambiente e a criação do viveiro de quarentena, com centenas de aves apreendidas”, afirmou Ivan Noé, assessor técnico da Secretaria.

Durante o evento, os presentes puderam conferir a abertura da exposição fotográfica Flores do Parque. As fotos são de autoria da bióloga Nathália Cunha, que organizou a mostra com a ajuda do jardineiro Célio Peçanha. “É uma forma de mostrar às pessoas outras belezas da unidade, que muitas vezes passam despercebidas”, disse Nathália. A exposição, realizada dentro do Projeto Natureza e Arte, pode ser conferida até o dia 18 de janeiro.

A festa em comemoração ao aniversário do Parque teve fim com a apresentação do conjunto de violinos do Centro de Formação Artística da Fundação Rio das Ostras de Cultura, sob a regência de Noemi Batista.

NOVIDADES: Para comemorar o aniversário, algumas mudanças foram promovidas também na entrada do Parque, que ganhou uma pracinha para receber os visitantes, com bancos e iluminação especial. Max de Almeida destacou que o espaço é aberto e pode ser utilizado como área de lazer pelos moradores do bairro. Para esse fim de ano, um Presépio Ecológico, com materiais reaproveitados e alguns animais vivos, foi montado no local

Rio das Ostras se prepara para manter a segurança no Verão
Com a proximidade da alta temporada, Rio das Ostras está se preparando para manter a segurança de moradores e turistas durante todo Verão. Na segunda-feira, dia 19, o secretário municipal de Ordem Pública e Controle Urbano, Sérgio Pinto, convocou uma reunião para iniciar ações para garantir o ordenamento de toda cidade.

Estiveram presentes o subsecretário de Posturas, Roberto Cunha, o coordenador da Inspetoria de Proteção Ambiental, tenente Rangel, o 2º comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, tenente Cremonezi, a equipe da Capitania dos Portos formada pelo 1º sargento Paulo Porto e o 2º sargento Sidney Passos, e os proprietários das “bananas boats” que trabalham no município.

Além da Guarda Municipal colocar todo efetivo, hoje com quase 500 pessoas, à disposição da população durante a alta temporada, a Polícia Militar deverá receber um reforço de mais 60 homens para ficar no município até depois do Carnaval. “Estamos fechando esse reforço ainda esta semana e estamos negociando a vinda de duas motocicletas para policiamento de orla. Isso deve acontecer logo depois do Natal”, disse o tenente Cremonezi.

Um dos principais assuntos da reunião foi a atuação nas praias. A Capitania dos Portos e Guarda Municipal estão trabalhando juntas na Operação Verão de fiscalização das embarcações e do tráfego aquaviário, e convocaram os proprietários das “bananas boats” para definir locais de embarque e desembarque de passageiros, horário e conduta de trabalho, além da documentação das embarcações.

A Prefeitura de Rio das Ostras limitou o número de “bananas boats” para trabalhar durante o Verão em seis – quatro nas praias do Centro e Bosque, uma na Boca da barra e uma na Praia da Joana. As embarcações precisam estar em dia com a documentação exigida pela Marinha do Brasil e pela Coordenadoria de Fiscalização da Secretaria de Fazenda do município, obedecer as regras de tráfego no mar e utilizar as raias definidas pela Guarda Municipal para embarque e desembarque de passageiros. Também foram definidas as regras para tráfego de escunas, jet sky e barcos de passeio.

Capitania dos Portos e Prefeitura de Rio das Ostras atuam juntos pela segurança dos banhistas
A Operação Verão 2012 da Marinha do Brasil começou em Rio das Ostras no último fim de semana. O trabalho, que vai até março, tem o objetivo de garantir a segurança do tráfego aquaviário durante a alta temporada. A Capitania dos Portos conta com o apoio da Inspetoria de Proteção Ambiental da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Controle Urbano.

A Capitania dos Portos conta com uma lancha para patrulhamento da orla de Rio das Ostras; para orientar e educar os que utilizam embarcações e também os banhistas. Para melhorar o trabalho, a Prefeitura colocará bóias para delimitar a área de 200 metros de segurança nas praias com maior movimento a partir da última semana de dezembro, e também deixará com a equipe da Marinha um rádio comunicador, para que, se necessário, tenha maior facilidade para entrar em contato com a Guarda Municipal.

O trabalho da Capitania dos Portos é checar a documentação das embarcações e dos condutores e dar orientações de segurança. Para isso, estão distribuindo um panfleto com todas as orientações que precisam ser observadas por quem quer trafegar com embarcações. A equipe também trabalha com o etilômetro, aparelho apropriado para medir o nível alcoólico dos condutores.

Segurança nas praias – Os banhistas também contarão com a proteção importante da Inspetoria de Proteção Ambiental que ocupará as praias e as lagoas com maior concentração de pessoas durante todo Verão.

Ao todo serão 11 postos fixos de salva vidas, e mais três nas épocas de grandes eventos como Réveillon e Carnaval. Os postos fixos ficarão nas praias do Bosque, Centro, Boca da Barra, Mar do Norte, Remanso, três em Costazul, lagoas de Iriry e Salgada (Itapebussus). O reforço de salva vidas acontecerá nas praias do Abricó, Enseada das Gaivotas e Itapebussus.

Réveillon – A equipe da Capitania dos Portos também trabalhará junto com as secretarias de Turismo e de Ordem Urbana, além da Defesa Civil, durante todo processo de embarque, montagem e queima dos fogos do Réveillon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário