quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Rio das Ostras reforça equipes nas ruas para minimizar prejuízos causados pelas chuvas

Defesa Civil informa que não há desabrigados ou desalojados
Equipes da Secretaria de Serviços Públicos e da Defesa Civil de Rio das Ostras estão trabalhando incessantemente para reparar os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município desde a última sexta-feira, dia 27. Funcionários da Prefeitura estão nas ruas desobstruindo galerias de águas, fazendo a manutenção de vias e o escoamento das águas, com o auxílio de máquinas de sucção.  A Defesa Civil informa que não há desalojados ou desabrigados, mas continua em alerta fazendo rondas pela cidade.   
Para minimizar os alagamentos, a Prefeitura, por meio da Parceria Público Privada, construiu duas bacias de retenção com capacidade de armazenar 15 milhões de litros d`água. Entretanto, o volume de chuvas no final de semana foi atípico. Somente no domingo, dia 29, o índice pluviométrico foi de 77 milímetros. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, janeiro deste ano registrou 100 milímetros a mais de chuva que no mesmo período do ano passado, 225 milímetros.
A Secretaria de Serviços Públicos informa que, sem as bacias de retenção, os prejuízos seriam maiores, e lembra que, para acabar de vez com os alagamentos, a Administração Municipal também firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Estadual do Ambiente - Inea e o Instituto Chico Mendes de Bioconservação - ICMBio para iniciar limpeza e dragagem do Canal de Medeiros, em toda a sua extensão. Entretanto, o Inea aguarda autorização da Prefeitura de Casimiro de Abreu para começar as intervenções no local, pois parte do Canal pertence ao município vizinho. As ações terão apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, que vai ceder o maquinário para a limpeza definitiva.
 SERVIÇOS DE LIMPEZA - Todas as localidades por onde passam canais recebem regularmente serviços de limpeza, mas é importante que a população não jogue lixo indevidamente nesses locais, evitando assim, o transbordamento. Embora os canais sejam desobstruídos permanentemente, em vários momentos têm o fluxo interrompido por conta do excesso de resíduos, tais como pneus, entulho, galhos, capim, barro, restos de mobília, entre outros.
A Prefeitura possui um sistema eficiente de coleta de entulho, galhadas e objetos de grande porte, como móveis velhos. Por meio do telefone 2771-6420 ou 6421, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a população pode agendar, gratuitamente, o recolhimento desses materiais.
“É muito importante que as pessoas deem a destinação correta ao que não serve mais, já que estamos em um período de fortes chuvas e o lixo descartado indevidamente pode acarretar a obstrução das passagens de água, provocando enchentes na cidade”, alertou o secretário de Serviços Públicos, Nilton Teixeira.
Para agilizar as demandas dos moradores, a Secretaria de Serviços Públicos criou um número de discagem gratuita para serviços de manutenção. Por meio do 0800 888 4000, a população pode dar sugestões de melhorias e solicitar a troca de lâmpadas queimadas em vias públicas, a limpeza de bueiros, a manutenção de ruas não pavimentadas, entre outros serviços.
Já a Defesa Civil disponibiliza o número 199 para atendimentos de emergência 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário