A barragem de areia que separa a Lagoa de Iriry da praia de Costazul se rompeu aproximadamente às 6h15 da manhã desta quinta-feira, dia 2, fazendo a água do local escoar para o mar. O fenômeno natural ocorreu, favorecido pelas fortes e constantes chuvas registradas em Rio das Ostras nas últimas semanas. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca acreditam que em uma média de 10 a 15 dias a Lagoa esteja em condições de banho novamente. O local mais profundo, com 3 metros, está com apenas alguns centímetros.
O biólogo Flávio Fontes explica que o fenômeno de rompimento da barra, por ser natural, é importante para a renovação do ecossistema da Lagoa. Ele lembra que a Lagoa de Iriry teve a barragem estourada em 2010 e que há cerca de um mês, a da Lagoa de Itapebussus também se rompeu.
Equipes da Secretaria de Meio Ambiente estão fazendo a limpeza das plantas aquáticas e técnicos já estão no local para iniciar o levantamento da fauna e identificar as espécies habitantes.
A Lagoa de Iriry recebe contribuições de diversas microbacias e de águas de chuva. O acúmulo de água acelerou o rompimento da barragem de areia, que será recomposta naturalmente, pelo mar. A média do índice pluviométrico nessa época do ano é de 303 milímetros de água, mas janeiro registrou 360 milímetros.
Guarda- vidas estão no local em alerta para evitar acidentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário