quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Setor hoteleiro de Rio das Ostras comemora sucesso do Verão


Pousadas e hotéis registram até 98% de ocupação, gerando empregos e movimentando a economia da cidade

         Rio das Ostras já se consolidou como um dos principais destinos turísticos do Estado do Rio de Janeiro. O clima agradável, as belezas naturais e serviços oferecidos na cidade atraem mais de 200 mil pessoas durante a alta temporada. Neste Verão, as pousadas e hotéis registram uma média de 98% de ocupação e estão contratando mais profissionais para atender ao aumento da demanda. A grande movimentação gera lucros para o município e movimenta a economia de toda a cidade.
         “O desenvolvimento do setor de Turismo é prioridade de nosso governo, principalmente por seu potencial de geração de empregos e capacidade de mobilização da economia dos demais setores da cidade”, diz o prefeito Carlos Augusto.
         “O Turismo é fundamental para nossa cidade. Estamos trabalhando para que este movimento aconteça também na baixa temporada, minimizando a sazonalidade”, completa o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Alan Machado.
         Segundo a Secretaria de Turismo, no último final de semana foi registrado 100% de ocupação dos leitos de hotéis e pousadas. E os técnicos da Prefeitura esperam manter esse patamar até o final do Verão.
          Tânia Namen, gerente da Pousada dos Corais, diz que a ocupação está em 100%. “Os turistas vêm de Minas Gerais, da capital do Rio, entre outros lugares”, conta a gerente, que completa que boa localização e qualidade nos serviços são diferenciais importantes. Tânia destaca que outros setores da cidade ganham com a chegada dos visitantes. “Nosso hóspede almoça e janta nos restaurantes da cidade, frenquenta parques...o turismo movimenta Rio das Ostras como um todo”. E ela acrescenta que a pousada vai contratar pelo menos mais um profissional até o Carnaval.
         MAIS EMPREGOS – O Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau dá conta de que mais de 200 empregos diretos são criados no setor de Turismo somente neste período, em hotelaria e restaurantes. Esse número aumenta com os empregos indiretos, como a ampliação dos serviços de farmácias, padarias, postos de gasolina, entre outros. Além da atração de novos negócios, como instalação de mais restaurantes e lojas, aproveitando o volume financeiro da alta temporada.
         É o caso da Pousada da Lenna, que já contratou mais dois profissionais para atuar no Verão e vai ampliar seu quadro em mais dois, até o Carnaval, segundo a proprietária Maria Helena Fernandes. “O tempo melhorou e as pessoas já estão ocupando a cidade”, fala Lenna, enquanto atende a vários telefonemas de solicitação de reservas. Neste momento ainda há algumas vagas, porém a pousada registra mais de 80% de ocupação, número que deve aumentar até o Carnaval.
         Uma das contratadas por Lenna é Elizabeth Moraes, de 53 anos, nova auxiliar de serviços gerais. Elizabeth está na expectativa de efetivação. “Fiquei muito feliz em arrumar emprego. Há muito tempo não conseguia nada fixo. Esse dinheiro é de muita ajuda para nossa renda familiar e vou me empenhar ao máximo para continuar trabalhando aqui”, fala, satisfeita.
         Já Patrícia Barros trabalha há três anos na pousada e, agora, conseguiu contratação temporária para a filha, de 19 anos. “Ótimo! É uma renda a mais”, diz a camareira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário