O Dia do Fico deu-se em 9 de janeiro de 1822 quando o então príncipe regente Dom Pedro I foi contra as ordens das Cortes Portuguesas que exigiam sua volta a Lisboa, ficando no Brasil.[1]
Dia do Fico
História do Dia do Fico, 9 de janeiro de 1822, Independência do Brasil, D. Pedro I, significado da data
História do Dia do Fico, 9 de janeiro de 1822, Independência do Brasil, D. Pedro I, significado da data
D. Pedro I: Dia do Fico foi importante no processo de Independência do Brasil
Dia do Fico
O Dia do Fico ocorreu em 9 de janeiro de 1822. Esta data ficou conhecida por este nome, pois D.Pedro I, então príncipe regente do Brasil, não acatou ordens das Cortes Portuguesas para que deixasse imediatamente o Brasil, retornando para Portugal.
As Cortes de Portugal estavam preocupadas com os movimentos que ocorriam no Brasil em direção à emancipação política. Viam no retorno de D.Pedro uma maneira de recolonizar o Brasil, enfraquecendo as idéias de independência.
Os liberais do Partido Brasileiro recolheram cerca de 8 mil assinaturas, exigindo a permanência de D.Pedro no Brasil. Diante deste contexto, D. Pedro declarou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico". Então esta data (9 de janeiro de 1822) passou a ser conhecida como o Dia do Fico.
Este fato histórico foi importante, pois fortaleceu a posição brasileira de buscar a independência, distanciando cada vez mais da influência portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário