A Agência Internacional de Energia (AIE) revisou em clara baixa suas previsões da demanda mundial de petróleo para 2012 devido à crise econômica, que afeta, sobretudo, a Europa, indicou o informe mensal do organismo publicado nesta quarta-feira.
A AIE prevê em seu informe mensal que o consumo do petróleo será de 90 milhões de barris diários (mbd), o que representa 200 mil barris diários a menos em relação ao mês passado. O aumento da demanda em relação a 2011 cairá também 200 mil barris diários, situando-se em 1,1 milhão de barris diários (+1,2).
A agência, que representa os interesses dos países consumidores integrantes da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), destaca que a evolução de 2012 dependerá essencialmente de uma alta da demanda das economias emergentes.
Entre as causas da nova revisão em baixa das previsões figura uma queda do consumo no último trimestre de 2011 (-0,3% em relação ao mesmo período de 2010), relacionada com a "entrada em recessão de uma grande parte da Europa", destacou o informe da AIE.
"Os preços elevados do petróleo, causados em parte pelas tensões com o Irã, contribuíram para diminuir as previsões, assim como um começo de inverno suave no hemisfério norte", explicou o relatório.
A produção mundial de petróleo aumentou em 100 mil barris diários, estabelecendo-se em 90 mdb em dezembro, devido principalmente ao aumento da oferta líbia e saudita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário