quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Rio das Ostras realiza curso de capelania para voluntários

Pessoas de todas as religiões são capacitadas para prestar assistência no Hospital e Pronto-Socorro Municipais
Um trabalho voluntário que traz conforto e esperança para os enfermos vem mostrando excelentes resultados em Rio das Ostras. É o serviço de capelania e assistência religiosa do Hospital e Pronto-Socorro Municipais. Na última segunda, dia 19, mais doze pessoas passaram a integrar o grupo depois que receberam o certificado de um curso de capacitação na área.
 “O discurso de todos os voluntários é ecumênico, universal, de amor e fé, respeitando a crença de todas as religiões”, explica o capelão João Damasceno, guarda municipal.
Damasceno informa que o principal pré-requisito para o trabalho de capelania é a capacitação no curso de 20 horas de aulas teóricas e 70 horas de aulas práticas.
O curso orientou os voluntários sobre as técnicas de abordagem do paciente, ética, moral, comportamento, o ambiente hospitalar e seus cuidados. Além da capelania hospitalar, abordou ainda conhecimentos sobre capelania prisional e militar.
Em fevereiro, outro curso de capelania será ministrado no Hospital Municipal de Rio das Ostras. Atualmente, 46 voluntários já se inscreveram para participar e se habilitar a prestar atendimento religioso.
A Capelania foi idealizada por dois guardas municipais da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano e implantada no município no ano passado, quando seis pessoas também participaram de um curso de capacitação. “É muito gratificante sentir que simples palavras oferecem conforto e esperança a uma vida que está num leito”, complementa o capelão Damasceno.
Para o subsecretário de Ordem Pública, Túlio Nogueira, o trabalho é louvável, uma vez que se trata de uma “dedicação voluntária, que gera conforto às pessoas enfermas”
O diretor administrativo do Hospital Municipal, André Louback, que também é o coordenador do curso de Capelania, informa que para a visitação religiosa é necessário um credenciamento na própria unidade de saúde. “Cada instituição religiosa deve indicar seus visitadores. Atualmente, 50 igrejas estão crede
ciadas. Todas as que tiverem interesse, podem se credenciar”, diz.  


Prefeitura reúne empresários do setor de panificação para lançar 3º Festival do Pão





Empresários do setor de panificação de Rio das Ostras participam na próxima segunda-feira, dia 26, a partir das 17h, no Espaço de Eventos da Tocolândia, em Costazul, do lançamento da terceira edição do Festival do Pão. Uma realização da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

“Nossa intenção é incrementar e diversificar a produção de nossas padarias, aumentando a demanda, o consumo e gerando emprego e renda no município”, explica Sérgio Azevedo, assessor de Indústria e Comércio da Secretaria de Turismo.

O 3º Festival do Pão conta com a parceria do Sebrae, Firjan, Sindicato de Panificação de Niterói, São Gonçalo e Municípios, companhia Souza Cruz, Distribuidora Novamix, e a empresa local Rio das Ostras Balanças e Máquinas Ltda.

Programação – O 3º Festival do Pão terá inscrições abertas de 26 a 29 de setembro na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. E as atividades serão divididas em duas fases: a primeira, de 1 a 16 de outubro, com a escolha das melhores padarias de cada região da cidade, e a segunda fase, que vai eleger o melhor pão, melhor pão salgado recheado, melhor bolo, melhor sonho e melhor mix de produtos, além da melhor padaria, de 21 a 30 de outubro.

Workshops – O Festival do Pão oferecerá oficinas de produtos de panificação para os profissionais, empresários e público em geral. As aulas acontecerão de 3 a 7, 14 e 15, 21 e 22, 28 e 29 de outubro, com apoio da Firjan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário