quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Início do Rua Limpa, Cidade Limpa mobiliza os estudantes em gincana ecológica


Projeto da Prefeitura de Rio das Ostras que reúne ainda pais e moradores continua no sábado com o plantio de centenas de mudas
         Nessa sexta-feira, dia 16 de setembro, a localidade do  Âncora recebeu o projeto Rua Limpa, Cidade Limpa, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap) da Prefeitura de Rio das Ostras. A concentração aconteceu na Avenida das Flores, às 8h. Alunos e professores de escolas públicas, moradores e profissionais de diferentes áreas participaram do evento, que busca sensibilizar e conscientizar a população para a causa ambiental. A animação ficou por conta da segunda edição da gincana ecológica, com atividades artísticas e educativas.
         Nessa edição, o Rua Limpa, Cidade Limpa está unido com o início das comemorações da Semana da Árvore. No sábado, dia 17 de setembro, os participantes vão plantar 600 mudas na Avenida das Dálias. A atividade surpresa da gincana ecológica, que será realizada nesse sábado, também está ligada à Semana da Árvore.
A segunda edição da gincana conta com a participação das Escolas Municipais Inayá Moraes D’Couto, Padre José Dilson e Fazendas Reunidas Atlântica. Durante toda a semana, os alunos desempenharam atividades relacionadas à preservação do meio- ambiente, entre as quais, poesias sobre a natureza e produção de maquetes utilizando material reciclável.
         Daiana Dias, professora orientadora da Escola Municipal Inayá Moraes D’Couto, contou que os alunos estavam  empolgados com o desenvolvimento das tarefas. “Além do grande interesse demonstrado pelos estudantes, acho importante destacar o incentivo dos pais. Eles participaram ativamente, principalmente ajudando no recolhimento de caixinhas de leite e tampinhas de refrigerante, uma das atividades propostas” diz. Já a professora Krycia da Silva, da Escola Fazenda Reunidas Atlântica, ficou encantada com a união de seus alunos. “Eles estão totalmente integrados, estão conscientes sobre a importância da gincana”.
         Tales Belinato, de 14 anos, confirma a afirmação de sua professora Krycia. “A escola toda está participando. Acho importante discutir temas tão relevantes como preservação da natureza e limpeza das ruas da cidade”. A estudante Júlia Pereira, de 11 anos, da Escola Municipal Inayá Moraes D’Couto, diz que pretende ser uma multiplicadora dos conhecimentos aprendidos. “Vou levar para os meus pais, familiares, amigos. Hoje percebi a importância de pequenos atos, como por exemplo, não jogar papel no chão ou colocar o lixo somente nos dias de coleta. Fazendo isso, estamos contribuindo para uma cidade mais limpa e bonita” acredita.
          O Secretário municipal de Meio Ambiente, Max Almeida, conta que em dezembro será realizada a grande final da gincana, envolvendo os campeões das etapas mensais. “Os vencedores vão ganhar um passeio ao Sítio Miguel Jeovani, em Araruama”.
         Paralelamente à gincana, alunos, professores e técnicos da Prefeitura realizaram a visitação de casas, orientando sobre reciclagem e coleta de lixo. Catorze estandes foram montados na Avenida das Flores para o evento. Dois ecopontos recolhem material para reciclagem. Os moradores que contribuem, concorrem a um sorteio de um DVD. O projeto prossegue nesse sábado, dia 17, no Âncora.
 O PROJETO - O projeto Rua Limpa, Cidade Limpa foi criado em 2009 e tem peridiocidade mensal. Recentemente, o projeto ganhou uma versão ampliada, mobilizando mais de 600 pessoas por edição e acontecendo durante dois dias (no caso do Liberdade, 12 e 13 de agosto). Até dezembro desse ano serão realizadas mais quatro ações em localidades da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário