terça-feira, 27 de setembro de 2011

7ª Festa do Feijão de Rio das Ostras (RJ) celebra a colheita deste ano Evento gratuito terá shows de forró, samba e com humoristas consagrados


Comidas deliciosas e shows de primeira linha. Essa combinação sempre deu certo e vai temperar a 7ª Festa do Feijão de Rio das Ostras, cidade do Norte Fluminense. O evento acontece de 29 de setembro, quinta-feira, até domingo, 2 de outubro, em Cantagalo, e deve repetir o sucesso das outras edições. Além dos pratos elaborados à base do famoso Feijão Maravilha colhido no município, a programação inclui apresentações de Jorginho do Império, da Bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, do sertanejo Glauco Zulo, além de shows com humoristas consagrados.

Promovida em parceira entre a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e os produtores rurais da cidade, a festa comemora a colheita deste ano.  Em 2011, a produtividade do feijão plantado em Rio das Ostras foi de 1160kg/hectare, bem acima da média do Estado, que gira em torno de 600 kg/hectare. Durante o evento, o público vai experimentar, a preços acessíveis, diferentes pratos preparados com feijão preto Xodó e feijão vermelho Pingo de Ouro, elaborados pelos produtores locais.

VOO LIVRE – Durante a festa acontece ainda o 1º Encontro de Voo Livre Parapente de Cantagalo, dias 1º e 2 de outubro. Os atletas vão se reunir de 12h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 22 2760-0973.

FEIJÃO MARAVILHA – Rio das Ostras vem conseguindo manter os altos índices de produtividade desde 2005, quando foi implantado o Programa de Apoio ao Plantio de Feijão, apelidado de “Feijão Maravilha”, pelo qual os produtores recebem assessoria técnica, maquinário e insumos da prefeitura. Ao todo, 72 agricultores são beneficiados pela iniciativa do governo municipal.

 NOVAS CULTURAS NO MUNICÍPIO  – A Secretaria de Agricultura de Rio das Ostras começou a incentivar o cultivo de arroz e culturas hidropônicas no município para fomentar a agricultura familiar. O resultado surpreendeu os produtores, que vão colher mais de 10 toneladas do grão este ano. Para o cultivo do arroz, foi criado um campo de teste em Cantagalo, zona rural de Rio das Ostras, de cerca de cinco hectares. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ofereceu as sementes, assistência técnica e maquinário para plantio e colheita. A técnica da hidroponia, pioneira na Região dos Lagos, tem ainda criado um novo hábito alimentício aos moradores de Rio das Ostras e de municípios vizinhos.

 SERVIÇOS DIVERSIFICADOS  – Desde o fim do primeiro semestre deste ano, os produtores já podem ter acesso gratuito à Internet, por meio do Centro de Apoio ao Produtor de Cantagalo. O local ganhou novas instalações, como o auditório para cursos e palestras, que recebeu o nome do técnico da Emater-Rio “Vladimir Penteado”, o primeiro da empresa pública a atuar em Rio das Ostras. A Secretaria de Bem-Estar Social mantém no local uma unidade de atendimento de assistência social, além de servir como espaço social do programa de Geração de Renda e do projeto de dança Sementes de Cantagalo.


Leia mais Notícias de Feijão

Nenhum comentário:

Postar um comentário