quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sábado é o dia D da vacinação contra a Poliomielite
Prefeitura de Rio das Ostras vacina crianças de 0 a 5 anos no próximo dia 13
Pais de crianças de até 5 anos de idade, devem levar seus filhos para receber a segunda dose da vacina contra a poliomielite. Nesse sábado, a partir das oito horas da manhã e até às cinco horas da tarde, os postos de saúde da cidade e algumas escolas municipais oferecem a imunização contra a doença. É a mobilização do Dia D de combate à paralisia infantil.
A meta da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras é vacinar cerca de 8.000 crianças. De acordo com a Chefe da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde, Louise Andrade, apesar da pólio ter sido erradicada no Brasil, é necessário vacinar as crianças. “O vírus continua circulando em outros países. E o Brasil recebe muitos turistas vindos de diferentes partes do mundo” explicou.
Além dos postos de saúde, exceto os de Cidade Praiana e Jardim Mariléria, há pontos de imunização nas seguintes escolas municipais: Alberto Jorge, Maria da Penha Oliveira, Trindade, Ary Gomes de Marins, Francisco de Assis Medeiros Rangel, Carlos Maurício Franco, Professora América Abdalla e Centro de Cidadania, no Âncora. Em Cidade Praiana a vacinação será oferecida na Escola Municipal Rio das Ostras e em Jardim Mariléria, na Escola Municipal Acerbal Pinto Malheiros. 


Parceria entre Prefeitura de Rio das Ostras e Sesc orienta sobre saúde bucal

Palestras estão sendo realizadas em todas as unidades de ensino da rede municipal e têm o trauma dentário como tema

Educadores, pais e responsáveis pelos alunos das escolas da rede municipal de Ensino de Rio das Ostras estão sendo orientados sobre como agir quando alguma criança sofre um trauma dentário. Essas informações são passadas durante a palestra educativa realizada em todas as unidades de ensino, uma parceria da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação, com o Sesc Rio.
“Muitas vezes a criança e o adolescente perdem o dente porque os adultos que os assistem não sabem qual atitude tomar. Existe a possibilidade de recuperar o dente permanente que caiu ou quebrou devido a um trauma quando adotados os procedimentos corretos”, explicou a dentista Vera Coutinho Gonçalves, do Sesc Rio.
Durante os encontros educativos, que acontecem no turno da manhã e da tarde todas as terças e quintas-feiras, a dentista realiza uma palestra para os pais e outra para os professores e demais funcionários das escolas. O encontro é aberto a perguntas e assim podem ser respondidas as dúvidas sobre o tema.
“Esses acidentes são muito comuns na infância e achei importante saber como devo agir se as minhas filhas quebrarem ou perderem um dente”, afirmou a dona de casa Tatiana Siqueira, mãe das gêmeas Maria Clara e Maria Eduarda, de 6 anos, alunas da Escola Municipal Rio das Ostras, em Cidade Praiana.
A dona de casa Claudilane dos Santos também assistiu à palestra na escola Rio das Ostras, onde estudam os seus filhos Edilson e Roberta, de 5 e 4 anos, e teve muitas dúvidas esclarecidas. “Meu menino perdeu dois dentes de leite e os definitivos estão demorando a nascer. Eu não sabia o motivo disso e agora entendi que o tombo sofrido por ele acabou antecipando a queda dos dentinhos”, contou.
Apesar do assunto principal dos encontros educativos ser o trauma dentário, durante a palestra as pessoas também são orientadas sobre a escovação e outros cuidados com os dentes das crianças e adolescentes.


Atletas olímpicos visitam Escola de Natação no Mar de Rio das Ostras

A Escola de Natação no Mar de Rio das Ostras recebeu a visita dos ex-nadadores olímpicos Luiz Lima e Pedro Moreira na tarde de quinta-feira, dia 4. Os atletas estiveram com a coordenadora do projeto, Izabel Thomas, e com alguns alunos. Foram também recebidos pelo prefeito Carlos Augusto que ouviu elogios dos nadadores ao incentivo que a Prefeitura dá ao esporte em Rio das Ostras.

O atleta Luiz Lima, é padrinho da escolinha de Rio das Ostras e coordenador do núcleo de Copacabana do Projeto Natação no Mar, e sempre que pode visita a cidade para conversar com os alunos. Desta vez, Luiz veio acompanhado do ex-nadador do Flamengo, Pedro Monteiro, que agora se dedica ao marketing esportivo, e veio conhecer o projeto.

Além de acompanhar boa parte da aula, conheceram melhor o projeto de artesanato com material reciclado eleborado pelos alunis da escolinha.

Natação no Mar – A Escola de Natação no Mar, assim como outros projetos desenvolvidos pela secretaria de Esporte e Lazer da prefeitura de Rio das Ostras, propicia aos munícipes a oportunidade de desenvolver seus dons, sua criatividade e seu lazer, de forma segura, consciente e com orientação de profissionais especializados. A escola atende crianças a partir de sete anos, adultos e idosos, sem limite de idade e tem como objetivo incentivar a prática da natação, prevenir problemas posturais e cardiovasculares, desenvolver coordenação, ritmo e equilíbrio e propiciar a socialização entre os integrantes.

II Conferência de Políticas para as Mulheres de Rio das Ostras terá como tema “Mulher: sua vez, sua voz”

A Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras promove no próximo sábado, dia 13, na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, a partir das 8h, a II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Com o tema “Mulher: sua vez, sua voz”, o evento tem como objetivo discutir e elaborar propostas de Políticas Públicas, que contemplem a construção da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres. O evento também busca contribuir para a erradicação da pobreza extrema e para o exercício pleno da cidadania pelas mulheres brasileiras.
A programação começa às 8h com as inscrições dos participantes. A abertura oficial será feita às 9h pelo prefeito Carlos Augusto Balthazar. Em seguida haverá a leitura e aprovação do regimento interno. Na parte da manhã serão realizadas duas palestras: “Avaliação e aprimoramento das ações políticas que integram o II Plano Nacional de Políticas para as mulheres e definição de prioridades”, ministrada pela coordenadora de políticas intersetoriais e documentação da Superintendência dos Direitos da Mulher no Governo do Estado do Rio, Maria América Aires; e “Análise da realidade municipal: social, econômica, política, cultural e os desafios para a construção da igualdade de gênero na perspectiva do fortalecimento da autonomia das mulheres e erradicação da pobreza extrema”, que será realizada pela secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira.
A partir das 13h será dado início a cinco grupos de trabalho para discutir propostas. Após as discussões haverá a apresentação das propostas  e eleição dos delegados para a 3ª Conferência Estadual de Políticas para Mulher.

Transporte escolar de Rio das Ostras é fiscalizado para garantir segurança no trânsito
Fiscais da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano dão orientações sobre a legislação e condução de passageiros
A Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano está intensificando as ações de orientação sobre a legislação de transporte escolar. Esta semana, diversas escolas, tanto da rede pública quanto da rede privada, estão sendo visitadas, durantes os horários de entrada e saída de alunos, por fiscais de transporte da Prefeitura. O objetivo é reforçar aos motoristas e responsáveis pelas instituições de ensino, as regras para o transporte de estudantes.
De acordo com o coordenador de Controle Urbano, Miguel Narcizo, durante as operações rotineiras de fiscalização de transporte, a Secretaria de Ordem Pública tem encontrado irregularidades. Por isso, de acordo com ele, foi traçada uma estratégia para coibir as infrações. “Nesse primeiro momento não vamos aplicar medidas punitivas, mas reforçar a importância de motoristas se adequarem às leis”, explica Narcizo.
As infrações mais comuns são excesso de passageiros dentro dos veículos, tráfego sem o uso do cinto de segurança e veículos sem vistoria.
A Secretaria de Ordem Pública, gestora do transporte público e do transporte escolar municipal, também é responsável por fiscalizar e vistoriar os veículos, além do Detran. Recentemente, apenas metade dos permissionários do transporte escolar compareceu à Inspetoria de Transporte para ser vistoriado. Segundo o inspetor de Segmento de Transportes, Washington dos Santos, os motoristas correm o risco de ter sua licença cassada, além do próprio veículo ser apreendido, caso não regularizem a situação.  
O secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, Coronel Sérgio Pinto, ressalta como fator fundamental, a participação dos responsáveis pelos estudantes e dos diretores das unidades de ensino nessa parceria para fiscalizar o transporte escolar. “Os pais e profissionais da educação também devem cobrar dos donos dos veículos a responsabilidade de estar regular com a legislação, que é uma forma de garantia de mais segurança para o transporte de estudantes”, finalizou.  


Banco de Empregos de Rio das Ostras
VAGAS DA SEMANA ATUALIZADAS EM 11/08/2011

O Banco de Empregos, da Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras, oferece serviços gratuitos para trabalhadores e empresas. Nesta semana, há 114 vagas disponíveis para:

DESCRIÇÃO DA VAGA
Nº VAGAS
AJUDANTE DE CAMINHÃO
1
AJ. DE COZINHA
6
AJUDANTE GERAL
1
AJUDANTE DE SERRALHEIRO
1
ANAL. ALMOXARIFADO
1
ASSISTENTE ADM
1
ATENDENTE
7
AUXILIAR DE ELETRICISTA
2
AUX DE ESTOQUE
1
AUX DE LAVANDERIA
1
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
3
BABÁ
1
BALCONISTA
1
CABELEIREIRO
1
CARTAZISTA
1
CASEIRO
1
CHAPEIRO
2
CONSULTOR DE VENDAS
1
CORRETOR DE IMÓVEIS
3
COSTUREIRA
1
COZINHEIRO
6
DEPILADORA
1
DIARISTA
2
DOMÉSTICA
11
ELET. DE AUTO
1
ELETRICISTA
2
ESTAGIÁRIO
2
GARÇOM
1
GARÇONETE
1
GESSEIRO
1
INSTALADOR
1
LAVADOR DE VEÍCULOS
4
MANICURE
1
MEC. DIESEL
1
MONTADOR
1
MONT DE MÓVEIS
1
MOTORISTA
2
MOTORISTA DE CAMINHÃO
2
OPERADOR DE CAIXA
1
PIZZAIOLO
3
PROFESSOR DE ARTESANATO
1
PROFESSOR DE INGLÊS
2
PROFESSOR DE ITALIANO
1
RECEPCIONISTA
4
REPOSITOR
1
REPRES. TELEMARKETING
1
SECRETÁRIA
1
SERRALHEIRO
2
SERVENTE
2
SUP. MECÂNICA
1
TÉC ELETROTÉCNICA
1
TÉC EM EDIFICAÇÕES
2
VENDEDOR
6
VENDEDOR EXTERNO
7

ATENÇÃO: Como as vagas são divulgadas semanalmente, os interessados devem ligar para o Banco de Empregos para saber sobre a existência da vaga ou comparecer à sede da Secretaria de Bem-Estar Social – Av. Desembargador Ellis Hermydio Figueira, s/nº, Jardim Campomar, em Rio das Ostras. Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelos telefones: (22) 2771-6413 ou (22) 2771-6428.

Nenhum comentário:

Postar um comentário