sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Escritor Augusto Cury marca presença na abertura do ano letivo em Rio das Ostras

Rio das Ostras será a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a implantar na Rede Pública Municipal de Ensino a Escola de Inteligência, projeto desenvolvido pelo renomado escritor e psiquiatra Augusto Cury, para formação de pensadores e melhoria da qualidade de vida. As equipes pedagógicas de todas as escolas poderão assistir uma palestra com Cury na abertura do ano letivo, nesta segunda-feira, dia 6, a partir das 18h, no Camping Costazul.
Na oportunidade, o escritor dará destaque aos objetivos da Escola da Inteligência, entre eles a melhora no desempenho escolar, o respeito entre os alunos, o aperfeiçoamento das relações interpessoais, a aproximação da família e a promoção da saúde emocional dos professores.
Além da palestra, a comunidade escolar conhecerá os principais projetos e a proposta pedagógica da Rede Municipal de Ensino.
O projeto deve beneficiar mais de 10 mil alunos do 2º ao 9º do Ensino Fundamental de Rio das Ostras. Todas as unidades que oferecem turmas do 2º ao 5º ano terão a Escola da Inteligência implantada. O projeto foi aplicado a professores da Rede Municipal durante cursos específicos para que pudessem trabalhar a metodologia a partir do início das aulas.   
Cerca de dois mil novos estudantes foram cadastrados para a matrícula neste ano letivo, que conta ainda com 105 novos professores.  

IPTU de Rio das Ostras já pode ser pago com 10% de desconto

A Prefeitura de Rio das Ostras já iniciou a distribuição dos carnês do IPTU, o Imposto Predial e Territorial Urbano. Os carnês serão entregues nas residências. Os contribuintes que optarem por pagar o tributo em cota única até o dia 14 de março terão desconto de 10%. Outra opção é o parcelamento do valor em até cinco vezes.
As guias para o pagamento também podem ser retiradas pela internet, no endereço eletrônico www.spe.riodasostras.rj.gov.br. O contribuinte também pode procurar a Secretaria de Fazenda, na Rua Maria Letícia, nº 65, no Centro.
IMPOSTO- O IPTU é o Imposto Predial e Territorial Urbano que todo cidadão que tiver um imóvel predial ou territorial neste município deve pagar. O IPTU é lançado com base na Planta de Valores Genéricos (PVG) que tem a finalidade de atualizar os valores do metro quadrado de terrenos e de construção o mais próximo dos valores praticados pelo mercado imobiliário. Os recursos do imposto são utilizados em obras nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, além de investimentos em qualificação profissional e outros serviços, visando o bem-estar das pessoas que moram ou visitam o município.
A tabela completa segue abaixo:

DATAS DE VENCIMENTO DO IPTU


COTA
DESCONTO
VENCIMENTO
1ª Cota Única
10% (dez por cento)
14/03/2012
2ª Cota Única
8% (oito por cento)
12/04/2012
3ª Cota Única
6% (seis por cento)
14/05/2012
4ª Cota Única
Sem desconto
14/06/2012
1ª parcela
-
12/07/2012
2ª parcela
-
14/08/2012
3ª parcela
-
13/09/2012
4ª parcela
-
15/10/2012
5ª parcela
-
13/11/2012



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Fenômeno natural rompe barra de areia que separa Lagoa de Iriry da praia de Costazul em Rio das Ostras


A barragem de areia que separa a Lagoa de Iriry da praia de Costazul se rompeu aproximadamente às 6h15 da manhã desta quinta-feira, dia 2, fazendo a água do local escoar para o mar. O fenômeno natural ocorreu, favorecido pelas fortes e constantes chuvas registradas em Rio das Ostras nas últimas semanas. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca acreditam que em uma média de 10 a 15 dias a Lagoa esteja em condições de banho novamente. O local mais profundo, com 3 metros, está com apenas alguns centímetros.
O biólogo Flávio Fontes explica que o fenômeno de rompimento da barra, por ser natural, é importante para a renovação do ecossistema da Lagoa. Ele lembra que a Lagoa de Iriry teve a barragem estourada em 2010 e que há cerca de um mês, a da Lagoa de Itapebussus também se rompeu.
Equipes da Secretaria de Meio Ambiente estão fazendo a limpeza das plantas aquáticas e técnicos já estão no local para iniciar o levantamento da fauna e identificar as espécies habitantes.
A Lagoa de Iriry recebe contribuições de diversas microbacias e de águas de chuva. O acúmulo de água acelerou o rompimento da barragem de areia, que será recomposta naturalmente, pelo mar. A média do índice pluviométrico nessa época do ano é de 303 milímetros de água, mas janeiro registrou 360 milímetros.
Guarda- vidas estão no local em alerta para evitar acidentes.

Rio das Ostras oferece tratamento especial a pássaros apreendidos

Muitos riostrenses não sabem, mas a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca realiza um trabalho de readaptação dos pássaros silvestres apreendidos em operações policiais. As aves são colocadas em quarentena, período de observação que varia de 30 a 40 dias. O trabalho é realizado na área externa do Parque dos Pássaros há cerca de cinco anos.
De acordo com Adriana Moutinho, veterinária responsável, o período é importante para que os pássaros reaprendam a voar, buscar alimentos e conviver com outras aves. “Um animal criado em cativeiro é presa fácil para predadores. Também observamos que algumas aves chegam agressivas e estressadas. Às vezes acontece de estarem doentes”, disse.
Além dos animais apreendidos, o local também recebe aves que são entregues por famílias. “Alguns pássaros chegam mal cuidados porque seus donos não tem conhecimento sobre a maneira mais adequada de se lidar com um animal silvestre. Os papagaios, por exemplo, quase sempre estão acima do peso”, conta Adriana.
Após o período de observação e tratamento, as aves recebidas podem ser soltas na natureza, devolvidas ao Ibama ou colocadas no viveiro do Parque. Atualmente, dentre os animais que estão em quarentena, há duas espécies em extinção segundo lista do Ibama: o papagaio Chauá e a Tiriba Perola.
O assessor técnico da Secretaria, Ivan Noé, reforça a importância da devolução das aves. “Quando a ave é devolvida voluntariamente, a pena é atenuada. Faça a entrega, pois não adianta mantê-la em casa. Chegará o momento em que será feita a denúncia e o dono vai ser autuado através da Lei de Crimes Ambientais”, afirma.

Vencedor do Fest Gospel in Rio das Ostras embarca para Bahia como prêmio do festival



O cantor premiado no 1º Fest Gospel In Rio das Ostras, Andrey Silva, embarcou no último dia 29 de janeiro no Cruzeiro para a Bahia. A viagem foi um dos prêmios que o artista recebeu por ter ficado entre os primeiros colocados do festival de música gospel, que aconteceu em 2011.

O transatlântico saiu do Rio de Janeiro com destino a Salvador, numa viagem de oito dias pela costa brasileira, com paradas na Armação de Búzios, Santos e chegada prevista de volta ao Rio no próximo domingo.

O cantor Andrey viajou acompanhado do amigo Dario Silva, um dos integrantes da banda, e foi levado até o píer da Praça Mauá, no Rio, pelo secretário de Turismo, Alan Machado, e o pastor Heraldo Mota, organizador do 1º Fest Gospel In Rio das Ostras.

Andrey era só alegria e agradeceu ao prefeito Carlos Augusto pela realização do festival de música gospel, que deu oportunidade a muitos talentos da cidade e da região. “O Fest Gospel veio para marcar histórias em Rio das Ostras no meio evangélico. Já estamos organizando a segunda edição, que terá uma novidade – a participação de cantores mirins no 1º Fest Gospel Kid’s In Rio das Ostras. Será um festival paralelo, só para crianças”, disse o pastor Heraldo Mota.

Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras terá vinte novas empresas


Empresários destacam infraestrutura oferecida pela Prefeitura e localização como principais atrativos
           
A Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras – Zen, gerida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Negócios e Petróleo, está cumprindo seu papel no desenvolvimento econômico local e geração de empregos. Neste início de ano, mais sete empresas solicitaram aprovação de seus projetos de construção e outras cinco darão entrada no documento. Já em obras, mais oito companhias devem implantar suas unidades ainda este ano.
            “A Zen obteve um grande sucesso e a expansão vai seguir esse êxito, porque é visível o aumento da demanda por essa área em Rio das Ostras”, diz Paulo Abreu, vice-presidente da divisão de Drilling Risers da Aker Solutions do Brasil, primeira empresa a se instalar na Zen e uma das principais companhias do segmento de petróleo do mundo. Ele destaca como vantagens do empreendimento da Prefeitura a boa infraestrutura oferecida, localização e o uso do terreno a um preço comercialmente viável. “A Zen oferece infraestrutura com energia elétrica, água, esgoto e transporte. E ainda se localiza ao lado de nossos principais clientes. Também nos beneficiamos da oferta de serviços das demais empresas da Zen, de setores como pintura, calderaria, soldagem, entre outros”, explica o executivo.
            A mesma opinião tem Rubens Valadares, gerente de operações da Brastech, outra grande companhia instalada na Zen, que gera cerca de 200 empregos diretos e deve ampliar seus serviços. “Crescemos junto com a Zen e estamos em franco desenvolvimento, conquistando novos clientes”, conta Valadares. “A estrutura da área é bastante satisfatória, com iluminação, segurança, além do Centro de Qualificação Profissional, onde nossos funcionários realizam cursos de Administração, Salvatagem, entre outros”, opina o gerente.
            O executivo destaca que a empresa prioriza os moradores de Rio das Ostras e, mesmo os que vieram de outros locais, estão morando na cidade, o que mostra que a instalação de uma área industrial traz benefícios a todo o município, movimentando a economia.
            Entre as vantagens da Zen para a cidade está a geração de 5.193 empregos diretos, e mais 2 mil, indiretos. A área também foi responsável, em 2011, pela arrecadação de mais de R$ 12 milhões em impostos e taxas para o Município.
     INVESTIMENTOS – Com 1.323 mil m2, a Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras está localizada em área estratégica, no limite com Macaé, ao lado do Parque de Tubos, onde além de uma base da Petrobras, existe um grande número de empresas que atuam no setor on shore e off shore na Bacia de Campos.
           Segundo Kátia Brandão, Secretária Municipal de Desenvolvimento, Negócios e Petróleo, a Prefeitura já investiu mais de R$ 15 milhões na infra-estrutura da Zen. Além dos custos de manutenção da área, o Município está aplicando mais de R$ 80 mil na reforma do Centro de Qualificação Profissional. Outros R$ 370 mil estão empregados na construção de uma via de acesso a vans e abrigo para embarque e desembarque, que vão beneficiar trabalhadores da Zen e alunos do Centro de Qualificação Profissional, oferecendo mais segurança e conforto.
            SUCESSO - A cidade prepara agora a implantação da Nova ZEN, com um investimento inicial de R$ 1.625.000 em desapropriação, projeto que vai reunir mais 15 empresas, companhias de grande porte e respeitadas no mercado como as que hoje ocupam a Zen. Pelo menos mais 4 mil empregos devem ser criados no novo empreendimento.
            “A Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras é resultado de um planejamento muito bem feito e que mostra que é possível promover o crescimento de uma região de maneira organizada. A estrutura que é oferecida facilita bastante a operação das indústrias que ali estão instaladas. Como um dos principais fornecedores de serviços, válvulas e cabos de ancoragem para o setor de óleo e gás, a Lupatech tem segurança suficiente para afirmar que a Zen é um exemplo de sucesso a ser seguido no Brasil inteiro”, finaliza o gerente de serviços da Lupatech, Renato Escochi.

Rio das Ostras qualifica profissionais de combate à Dengue de toda região


Treinamento atendeu 30 servidores de cinco municípios

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras realizou, nos dias 30 e 31 de janeiro, o primeiro treinamento de humanização para lideranças aberto para servidores dos municípios da região que atuam no combate à Dengue. As aulas aconteceram no auditório do gabinete do prefeito e atendeu cerca de 30 profissionais de cinco municípios – Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Saquarema e Casimiro de Abreu.

O prefeito Carlos Augusto prestigiou o encerramento e destacou a importância de investir em qualificação profissional. “Fico feliz em saber que estamos exportando conhecimento, que além de qualificar nossos servidores estamos estendendo à região. Esse trabalho em especial muito me orgulha porque é voltado para melhorar o atendimento à população e isso tem dado resultados excelentes no município”, disse.

A solicitação aconteceu durante uma reunião do grupo de trabalho de técnicos de Vigilância Ambiental que atuam no controle da Dengue, onde os profissionais de Rio das Ostras explicaram que no município, além da qualificação técnica, discutem coletivamente os aspectos de liderança e motivação para dar atendimento humanizado à população. O treinamento será importante para mostrar aos supervisores de campo como motivar suas equipes e a melhor forma de abordar os moradores para garantir a eficiência das ações de combate à Dengue. O curso é coordenado pelas psicólogas Daniela Assunção e Danielle Marinho.

A primeira turma, formada por coordenadores regionais de controle e combate à doença.

Abertas as inscrições para o Projeto Beach Soccer

Estão abertas as inscrições para o Projeto Escola de Beach Soccer, da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Rio das Ostras. Os interessados devem procurar o Setor de Inscrição, localizado no Estádio Julieta Carvalho Viana, no Operário. São necessários os seguintes documentos no momento da inscrição: atestado médico recente, declaração escola e duas fotos 3X4.
          As aulas são ministradas às segundas, quartas e sextas, no período da manhã de 8h às 11h e no período da tarde, de 14h às 17h. É importante destacar que o projeto funciona em um novo endereço, na Praça Zélia Gatai, na Rua Euclides da Cunha, com Avenida Luis Viana Filho, Enseada das Gaivotas. Esta alteração de endereço ocorre devido ao início da construção do Grupamento de Bombeiros e do Quartel da Polícia Militar de Rio das Ostras no local.

Prefeitura de Rio das Ostras abre inscrições

Secretaria de Ciência e Tecnologia oferece vagas gratuitas para dois cursos: preparatório para concursos e Pré-Enem

As inscrições para o Pré-Enem, primeiro curso preparatório para o Enem oferecido pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Rio das Ostras, poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira, dia 6 de fevereiro. As inscrições são gratuitas e terminam no dia 15 de fevereiro. Outro curso que também deverá atrair muitos candidatos é o preparatório para concursos. A expectativa pela conquista de uma vaga no serviço público é muito grande e por isso a necessidade de preparação.
O Pré-Enem que é voltado para estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano do EJA Ensino Médio terá a duração de 9 meses, com um total de 280 horas. As aulas começarão no próximo dia 27 de fevereiro e os interessados deverão acessar o portal da Prefeitura, www.riodasostras.rj.gov.br/sect, para fazer as inscrições.
A Secretaria de Ciência e Tecnologia disponibiliza 270 vagas com aulas duas vezes por semana, sendo segunda e quarta-feira ou terça e quinta-feira, nas Escolas Municipais Francisco de Assis Medeiros Rangel, no Parque Zabulão; Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar e Padre José Dilson Dória, no Âncora. Em todos os polos as aulas acontecerão das 18h às 22h.
Para se matricular, o candidato deve ter no mínimo 14 anos e apresentar cópias do documento de identidade, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, além de duas fotos 3X4 e histórico escolar.
Concursos - Outro curso oferecido pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia é o Preparatório para Concursos, com ênfase nos níveis fundamental e médio. São 480 vagas para moradores de Rio das Ostras e as inscrições também poderão ser feitas pelo site da Prefeitura, entre os dias 6 e 10 de fevereiro. As aulas começarão na segunda, dia 13, nas mesmas escolas municipais onde acontecerão as aulas do Pré-Enem.

Os cursos são inteiramente gratuitos e todos os alunos receberão material didático. Mais informações pelo telefone (22) 2771-6441.

Membros do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso tomam posse no auditório da Prefeitura de Rio das Ostras



Os membros do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Rio das Ostras para o biênio 2012/2013 tomaram posse, no último dia 27, no auditório da sede administrativa da Prefeitura.
O Conselho é formado por 16 pessoas, sendo 8 titulares e 8 suplentes, com representantes da Sociedade Civil Organizada e do Poder Público. O objetivo do Conselho é contribuir com a criação de políticas públicas voltadas à terceira idade.
A seguir a lista de todos os conselheiros:

Aluna do curso de interpretação da Fundação Rio das Ostras de Cultura é escalada para novela na Globo


Rio das Ostras descobre mais um novo talento para a televisão brasileira. A menina Luiza Mendes, de sete anos, aluna do curso de interpretação para vídeo da Fundação Rio das Ostras de Cultura, em parceria com a IR Casting, é a mais nova contratada da TV Globo.

A jovem passou em um dos testes é já começou a gravar cenas para a próxima novela das 21h, “Avenida Brasil”, de João Emanuel Carneiro, que vai substituir a “Fina Estampa”. O curso já revelou talentos como Gabi Pereira, que filmou o longa metragem “Violetas” ao lado de Alessandra Negrini e Tiago Martins.

As aulas do Curso de Interpretação para Video acontecem aos sábados, no Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro.


Casa da Cultura de Rio das Ostras abre inscrição para cursos e oficinas de artesanato e artes plásticas


Começam nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, as inscrições para os cursos de artesanato e artes plásticas, da Fundação Rio das Ostras de Cultura, que acontecem durante todo o ano.
Os interessados devem se dirigir à Casa da Cultura de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h e escolher entre os mais variados cursos como macramê, desenho em mangá, pintura em tecido, mosaico e decoupage. 
O curso de Pintura em Tela acontece às segundas, quartas e quintas-feiras, das 9h às 11h ou às segundas-feiras das 13 às 17 horas.
As inscrições podem ser feitas na secretaria da Casa da Cultura que fica na Rua Dr. Bento Costa Júnior, 70, ao lado da Concha Acústica.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (22) 2764-7676 ou 2764-7115, ramal 234.

Rio das Ostras reforça equipes nas ruas para minimizar prejuízos causados pelas chuvas

Defesa Civil informa que não há desabrigados ou desalojados
Equipes da Secretaria de Serviços Públicos e da Defesa Civil de Rio das Ostras estão trabalhando incessantemente para reparar os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município desde a última sexta-feira, dia 27. Funcionários da Prefeitura estão nas ruas desobstruindo galerias de águas, fazendo a manutenção de vias e o escoamento das águas, com o auxílio de máquinas de sucção.  A Defesa Civil informa que não há desalojados ou desabrigados, mas continua em alerta fazendo rondas pela cidade.   
Para minimizar os alagamentos, a Prefeitura, por meio da Parceria Público Privada, construiu duas bacias de retenção com capacidade de armazenar 15 milhões de litros d`água. Entretanto, o volume de chuvas no final de semana foi atípico. Somente no domingo, dia 29, o índice pluviométrico foi de 77 milímetros. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, janeiro deste ano registrou 100 milímetros a mais de chuva que no mesmo período do ano passado, 225 milímetros.
A Secretaria de Serviços Públicos informa que, sem as bacias de retenção, os prejuízos seriam maiores, e lembra que, para acabar de vez com os alagamentos, a Administração Municipal também firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Estadual do Ambiente - Inea e o Instituto Chico Mendes de Bioconservação - ICMBio para iniciar limpeza e dragagem do Canal de Medeiros, em toda a sua extensão. Entretanto, o Inea aguarda autorização da Prefeitura de Casimiro de Abreu para começar as intervenções no local, pois parte do Canal pertence ao município vizinho. As ações terão apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, que vai ceder o maquinário para a limpeza definitiva.
 SERVIÇOS DE LIMPEZA - Todas as localidades por onde passam canais recebem regularmente serviços de limpeza, mas é importante que a população não jogue lixo indevidamente nesses locais, evitando assim, o transbordamento. Embora os canais sejam desobstruídos permanentemente, em vários momentos têm o fluxo interrompido por conta do excesso de resíduos, tais como pneus, entulho, galhos, capim, barro, restos de mobília, entre outros.
A Prefeitura possui um sistema eficiente de coleta de entulho, galhadas e objetos de grande porte, como móveis velhos. Por meio do telefone 2771-6420 ou 6421, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a população pode agendar, gratuitamente, o recolhimento desses materiais.
“É muito importante que as pessoas deem a destinação correta ao que não serve mais, já que estamos em um período de fortes chuvas e o lixo descartado indevidamente pode acarretar a obstrução das passagens de água, provocando enchentes na cidade”, alertou o secretário de Serviços Públicos, Nilton Teixeira.
Para agilizar as demandas dos moradores, a Secretaria de Serviços Públicos criou um número de discagem gratuita para serviços de manutenção. Por meio do 0800 888 4000, a população pode dar sugestões de melhorias e solicitar a troca de lâmpadas queimadas em vias públicas, a limpeza de bueiros, a manutenção de ruas não pavimentadas, entre outros serviços.
Já a Defesa Civil disponibiliza o número 199 para atendimentos de emergência 24 horas.

Rio das Ostras realiza 2º Torneio de Futebol Feminino Society

Campeonato acontece no domingo, dia 5, no campo Society Heitor Manoel Pereira

          Nesse domingo, dia 5 de fevereiro, acontece a segunda edição do Torneio de Futebol Feminino Society de Rio das Ostras. O evento estava marcado para o dia 29 de janeiro, mas, devido à forte chuva que caiu na cidade, foi adiado. O campeonato será disputado no campo Society Heitor Manoel Pereira, na Estrada de Serramar, a partir das 14h.
          Estão confirmadas as seguintes equipes: Estrela de Magé, IFO Soccer, de Araruama, Silva Jardim, Barra de São João e Riostrense. O evento é realizado pela Prefeitura de Rio das Ostras, com apoio da Associação dos Times de Futebol Feminino do Estado do Rio de Janeiro. Ao fim da competição, serão premiados os primeiros colocados, a artilheira e a goleira menos vazada.

Secretaria de Esporte oferece Clínica de Vela em fevereiro

          Os interessados em aprender um pouco mais sobre técnicas de velejar terão uma grande oportunidade durante o mês de fevereiro.  A partir do dia 4 e até 26 de fevereiro, o projeto Escola de Vela, da Prefeitura de Rio das Ostras, oferece a Clínica de Vela.
          As aulas serão ministradas na Praia do Centro, das 8h às 12h, nos dias 4, 5, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 25 e 26 de fevereiro. O curso será oferecido para maiores de 10 anos, em barcos da classe Dingue. Vale destacar que é pré-requisito para o curso que o aluno já saiba nadar.