quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Prefeitura inicia obras de Corpo de Bombeiros e base da Polícia Militar em Rio das Ostras

Para dar agilidade à implantação das unidades, Município está arcando com todos os custos da construção
Começou a construção de uma base operacional do Corpo de Bombeiros e outra da Polícia Militar em Rio das Ostras em terreno doado pela Prefeitura. O trabalho foi iniciado na última segunda-feira, dia 16, depois que o prefeito Carlos Augusto autorizou o investimento, junto com uma outra grande obra, a urbanização da localidade Nova Esperança.
O prefeito Carlos Augusto destaca que apesar da construção de instituições geridas pelo Estado não ser uma obrigação do município, a Administração Pública de Rio das Ostras entende que a cidade necessita de um corpo de bombeiros e de uma base da PM. “Pela crescente demanda populacional, a instalação de uma sede para os bombeiros e para os policiais militares contribuirá para aumentar a segurança dos moradores. Por isso nos engajamos para fazer a parceria com as instituições e realizar esse investimento com recursos próprios”, declarou.
Em diversos momentos, a população de Rio das Ostras é atendida primeiramente pela Defesa Civil Municipal, em espera ao atendimento do Batalhão do Corpo de Bombeiros, localizado há mais de 20 quilômetros do município, em Macaé. Mesmo não existindo uma unidade da Corporação na cidade, os moradores têm que pagar, anualmente, a taxa de incêndio.   
 Além do terreno, a Secretaria de Urbanismo e Obras da Prefeitura está investindo pouco mais de R$ 2 milhões para a construção das bases operacionais, independentes, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. O prédio, dividido para as duas corporações, tem 750 metros quadrados de área construída, incluindo alojamento, quadra poliesportiva, playground com grama sintética e cobertura com reaproveitamento de água de chuva. O prazo para a conclusão é de sete meses, de acordo com a Secretaria de Urbanismo e Obras.
CONVÊNIO - O equipamento da sede das instituições, bem como o remanejamento de efetivo para o local, serão feitos pelo Governo do Estado. O compromisso foi registrado no convênio assinado pela Prefeitura e publicado no Diário Oficial do Estado.

Setor hoteleiro de Rio das Ostras comemora sucesso do Verão


Pousadas e hotéis registram até 98% de ocupação, gerando empregos e movimentando a economia da cidade

         Rio das Ostras já se consolidou como um dos principais destinos turísticos do Estado do Rio de Janeiro. O clima agradável, as belezas naturais e serviços oferecidos na cidade atraem mais de 200 mil pessoas durante a alta temporada. Neste Verão, as pousadas e hotéis registram uma média de 98% de ocupação e estão contratando mais profissionais para atender ao aumento da demanda. A grande movimentação gera lucros para o município e movimenta a economia de toda a cidade.
         “O desenvolvimento do setor de Turismo é prioridade de nosso governo, principalmente por seu potencial de geração de empregos e capacidade de mobilização da economia dos demais setores da cidade”, diz o prefeito Carlos Augusto.
         “O Turismo é fundamental para nossa cidade. Estamos trabalhando para que este movimento aconteça também na baixa temporada, minimizando a sazonalidade”, completa o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Alan Machado.
         Segundo a Secretaria de Turismo, no último final de semana foi registrado 100% de ocupação dos leitos de hotéis e pousadas. E os técnicos da Prefeitura esperam manter esse patamar até o final do Verão.
          Tânia Namen, gerente da Pousada dos Corais, diz que a ocupação está em 100%. “Os turistas vêm de Minas Gerais, da capital do Rio, entre outros lugares”, conta a gerente, que completa que boa localização e qualidade nos serviços são diferenciais importantes. Tânia destaca que outros setores da cidade ganham com a chegada dos visitantes. “Nosso hóspede almoça e janta nos restaurantes da cidade, frenquenta parques...o turismo movimenta Rio das Ostras como um todo”. E ela acrescenta que a pousada vai contratar pelo menos mais um profissional até o Carnaval.
         MAIS EMPREGOS – O Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau dá conta de que mais de 200 empregos diretos são criados no setor de Turismo somente neste período, em hotelaria e restaurantes. Esse número aumenta com os empregos indiretos, como a ampliação dos serviços de farmácias, padarias, postos de gasolina, entre outros. Além da atração de novos negócios, como instalação de mais restaurantes e lojas, aproveitando o volume financeiro da alta temporada.
         É o caso da Pousada da Lenna, que já contratou mais dois profissionais para atuar no Verão e vai ampliar seu quadro em mais dois, até o Carnaval, segundo a proprietária Maria Helena Fernandes. “O tempo melhorou e as pessoas já estão ocupando a cidade”, fala Lenna, enquanto atende a vários telefonemas de solicitação de reservas. Neste momento ainda há algumas vagas, porém a pousada registra mais de 80% de ocupação, número que deve aumentar até o Carnaval.
         Uma das contratadas por Lenna é Elizabeth Moraes, de 53 anos, nova auxiliar de serviços gerais. Elizabeth está na expectativa de efetivação. “Fiquei muito feliz em arrumar emprego. Há muito tempo não conseguia nada fixo. Esse dinheiro é de muita ajuda para nossa renda familiar e vou me empenhar ao máximo para continuar trabalhando aqui”, fala, satisfeita.
         Já Patrícia Barros trabalha há três anos na pousada e, agora, conseguiu contratação temporária para a filha, de 19 anos. “Ótimo! É uma renda a mais”, diz a camareira.

Rio das Ostras realiza 2º Torneio de Futebol Feminino Society

        No próximo dia 29 de janeiro a mulherada entra em campo para provar que futebol não é só esporte para homens. Durante todo o domingo, será disputado o 2º Torneio de Futebol Society Feminino 2012 de Rio das Ostras. O evento acontece no campo Society Heitor Manoel Pereira, na Estrada de Serramar, a partir das 8h.
        Estão confirmadas as seguintes equipes: Estrela de Magé, IFO Soccer, de Araruama, Silva Jardim, Barra de São João e Riostrense. O evento é realizado pela Prefeitura de Rio das Ostras, com apoio da Associação dos Times de Futebol Feminino do Estado do Rio de Janeiro. Ao fim da competição, serão premiados os primeiros colocados, a artilheira e a goleira menos vazada.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Centro de Formação Artística abre inscrições para cursos



Os interessados em participar de um dos cursos oferecidos no Centro de Formação Artística da Fundação de Cultura já podem preparar a documentação. A partir desta quarta-feira, dia 25, estarão abertas as inscrições, no próprio prédio do Centro de Formação, para os Cursos de Educação Profissional Técnico de nível médio com habilitação em Dança, Música e Teatro.

As vagas disponibilizadas variam de acordo com a especialidade. Para aqueles que optarem pelo curso de música, há vagas somente para crianças a partir de 9 anos de idade. Aqueles que preferirem o curso de balé, as vagas são para crianças a partir de 8 anos. Para as aulas de teatro, as vagas disponíveis são para crianças de 8, 9 e 10 anos e a partir de 16 anos.

Para fazer o teste de aptidão é necessário pagar uma taxa de R$20 e os interessados devem levar original de Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade ou Certidão de Casamento do aluno. As provas do teste serão nos dias 02,03 e 06 de fevereiro.

Os candidatos aprovados poderão fazer a matrícula nos dias 9, 10 e 13 para os cursos de dança, música e teatro respectivamente.
Maiores informações direto com a Fundação de Cultura pelo telefone 2764.6376.

Secretaria de Esportes abre renovação de inscrições para projetos


        A partir do dia 30 de janeiro e até 30 de março, estará aberta a renovação das inscrições para os seguintes projetos esportivos da Prefeitura: Criança no Esporte, Natação e Hidroginástica no Parque da Cidade. É importante destacar que a inscrição é somente para alunos dos projetos. Posteriormente, outra data será divulgada para novas matrículas.
       A renovação pode ser feita no Setor de Inscrição da Secretaria de Esporte e Lazer, no Estádio Municipal Julieta Carvalho Viana, no Operário. Os adultos devem levar um Atestado Médico recente. Já as crianças, além do atestado, também tem que entregar a declaração escolar.

Novos cursos de pós-graduação em Rio das Ostras


No sábado, dia 21, aconteceu a aula inaugural dos cursos de Especialização, Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância e Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, no polo da Universidade Aberta do Brasil, em Rio das Ostras. As aulas acontecem no Centro Municipal de Qualificação que funciona na ZEN – Zona Especial de Negócios.
A Secretária de Ciência e Tecnologia de Rio das Ostras, Kátia Brandão, destacou a importância de uma ação como esta para a região: “É um privilégio para nosso município ofertar cursos superiores em nível de pós-graduação para os moradores de Rio das Ostras e municípios vizinhos”.
A Universidade Aberta do Brasil é um sistema composto por universidades públicas que, por meio do uso da metodologia da educação à distância, oferece cursos de nível superior para camadas da população com dificuldade de acesso à formação universitária.

Parque da Cidade de Rio das Ostras apresenta Concerto Clássico


Neste sábado, dia 28, o Parque da Cidade conta com uma programação diferente. Com o apoio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, a Orquestra Evangélica Asafe, da igreja Assembleia de Deus de Rio das Ostras – Ministério Madureira, irá apresentar um Concerto Clássico, sob a direção artística do maestro titular, Adonias Moreira. A orquestra, composta por 40 pessoas, promete um repertório de músicas clássicas e gospel orquestradas, interpretando clássicos de Tchaikcovsky e Frank Sinatra. Na ocasião haverá a participação especial da dupla de Hip Hop, Mc Natan e MFlou.
Essa é a quarta apresentação da orquestra em Rio das Ostras, que já tocou na Concha Acústica e no Teatro Popular.
 A Orquestra Evangélica Asafe conta com cinco professores voluntários que ministram aulas para crianças, a partir de 8 anos, jovens e adultos.  Atualmente, participam do projeto social 30 alunos, mas mais de 70 pessoas já fizeram o curso básico, gratuito, e aprenderam a tocar violino, viola de arco, violoncelo, baixo acústico e instrumentos de metais e madeiras.
A partir de Fevereiro, as inscrições estão abertas na secretaria da igreja, na Rua Paranaíba, na localidade Extensão do Bosque.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Previsão de demanda mundial de petróleo para 2012 é revisada para baixo

A Agência Internacional de Energia (AIE) revisou em clara baixa suas previsões da demanda mundial de petróleo para 2012 devido à crise econômica, que afeta, sobretudo, a Europa, indicou o informe mensal do organismo publicado nesta quarta-feira.

A AIE prevê em seu informe mensal que o consumo do petróleo será de 90 milhões de barris diários (mbd), o que representa 200 mil barris diários a menos em relação ao mês passado. O aumento da demanda em relação a 2011 cairá também 200 mil barris diários, situando-se em 1,1 milhão de barris diários (+1,2).
A agência, que representa os interesses dos países consumidores integrantes da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), destaca que a evolução de 2012 dependerá essencialmente de uma alta da demanda das economias emergentes.
Entre as causas da nova revisão em baixa das previsões figura uma queda do consumo no último trimestre de 2011 (-0,3% em relação ao mesmo período de 2010), relacionada com a "entrada em recessão de uma grande parte da Europa", destacou o informe da AIE.
"Os preços elevados do petróleo, causados em parte pelas tensões com o Irã, contribuíram para diminuir as previsões, assim como um começo de inverno suave no hemisfério norte", explicou o relatório.
A produção mundial de petróleo aumentou em 100 mil barris diários, estabelecendo-se em 90 mdb em dezembro, devido principalmente ao aumento da oferta líbia e saudita.

Eike e Dilma



Eike: 2 bilhões de motivos para sorrir
A OGX, de Eike Batista, comunicou há pouco à CVM a descoberta de óleo na Bacia de Santos. São, e isso não consta do comunicado,  reservas equivalentes a 2 bilhões de barris de petróleo.
É um volume capaz de fazer muito barulho no mundo do petróleo. Para que se possa comparar, as reservas estimadas no pré-sal são de 5 bilhões de barris.
A diferença é que o óleo descoberto nos poços de Eike Batista estão em águas rasas, tanto em área do pré quanto do pós-sal. O custo de produção, portanto, será mais baixo do que se fosse em águas profundas.
A descoberta deu-se a 102 quilômetros da costa. Numa linha reta, situa-se a 80 quilômetros de Paraty.
Uma concidência destinada a entrar para o folclore do homem mais rico do Brasil. De acordo com o relato que fez ontem para Dilma Rousseff, quando lhe contou sobre a descoberta, Eike afirmou que a descoberta foi feita na 63ª tentativa – 63 é o número da sorte do supersticioso empresário.
Na conversa, Eike comparou a aventura do Brasil no pré-sal à corrida espacial empreendida pelos EUA nos 60:
- John Kennedy queria ir à lua. Parecia impossível, mas os EUA conseguiram. Com o pré-sal é a mesma coisa.
Por Lauro Jardim

Superávit nas contas da Previdência de Rio das Ostras


Gestão eficiente garante bons resultados financeiros em 2011

O ano começa com uma boa notícia para servidores ativos, aposentados e pensionistas da Prefeitura de Rio das Ostras. A Previdência de Rio das Ostras comemora bons resultados financeiros obtidos em 2011, com superávit alcançado por meio de uma gestão eficiente e transparente que levou a um rendimento global de 13,05% ao ano.
O contador Leonardo Rosa é o gestor dos recursos da Previdência. Ele explica que a gestão financeira da previdência municipal administra as possibilidades legais, as estimativas previstas pelo Banco Central e escolhe onde os recursos serão aplicados. “Desta forma é possível decidir sobre os futuros investimentos a serem utilizados para cumprir a meta atuarial, ou seja, a rentabilidade mínima necessária para investimentos de um plano de previdência, garantindo, assim, o cumprimento dos compromissos futuros”, destaca Leonardo.
“Apesar das dificuldades encontradas durante o primeiro semestre de 2011, quando as incertezas da economia global geraram instabilidade no mercado, a Previdência de Rio das Ostras obteve um rendimento global de 13.05% a.a, superando a meta atuarial de 12,36% a.a, ou seja, IPCA + 5,50%. Na prática, tudo isso significa um ganho real na ordem de 1 milhão de reais para o Fundo de Previdência”, enfatiza Mário Baião, presidente da Previdência de Rio das Ostras.

TRANSPARÊNCIA - As finanças da Previdência são administradas pelo gestor dos recursos e pela diretoria executiva, aprovadas e fiscalizadas pelo Conselho Municipal de Previdência e pelo Conselho Fiscal, que conta com representantes de servidores efetivos do município.
Todos os relatórios de gestão são obrigatoriamente registrados no Ministério da Previdência e Assistência Social, onde a execução é acompanhada e criticada ao longo do ano.
“O superávit nas contas da Previdência de Rio das Ostras é o resultado de uma administração eficiente e transparente. Isso também representa um ganho para milhares de moradores do município, uma vez que o equilíbrio financeiro da previdência também traz tranquilidade para os familiares dos servidores efetivos do município”, finaliza Mário Baião.

Rio das Ostras ganha espaço para divulgação no Aeroporto de Macaé

Secretário de Turismo recebe visita
do Superintendente do aeroporto para acertar detalhes

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Rio das Ostras, Alan Machado, recebeu na sexta-feira, dia 13, a visita do superintendente do Aeroporto de Macaé e representante da Infraero, Hélio Batista Filho, para conversar sobre o trabalho de divulgação institucional do município no terminal.

O primeiro contato com a superintendência do Aeroporto de Macaé aconteceu na reunião de apresentação da pesquisa de perfil econômico do Festival de Jazz, promovida pelo Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau. A Secretaria de Turismo foi convidada a conhecer o espaço no terminal e agora,  confirma a parceria.

Hélio Filho fez um breve resumo sobre a movimentação de pessoas que o Aeroporto recebe diariamente e ofereceu, sem custos, espaço para que a Prefeitura divulgue o município institucionalmente. “Centenas de pessoas circulam no terminal todos os dias, inclusive fins de semana e feriados. A  proximidade de Rio das Ostras favorece a divulgação, uma vez que a instituição falará com o público final”, disse o superintendente.

O Aeroporto de Macaé será ampliado, a obra já foi licitada e deverá começar nos próximos meses. Um novo terminal será construído e além de atender o público offshore, novas empresas de transporte aéreo serão instaladas. “Hoje temos duas empresas explorando as linhas Macaé-Rio e Macaé-São Paulo. Mas com a ampliação, vamos ter outras empresas e isso será bom para a divulgação”, explicou Hélio.

Na próxima semana, o representante da Infraero vai receber uma comitiva de Rio das Ostras formada pelos secretários de Turismo, de Comunicação Social, equipe técnica, e o Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau para apresentar o projeto do novo aeroporto e finalizar a parceria.

Rio das Ostras receberá verba do Ministério para Mega Combate Contra a Dengue



Rio das Ostras vai receber do Ministério da Saúde um reforço de verba de mais de R$ 80 mil para implantar o plano de ações de controle da Dengue no município. Alerta às projeções do governo Federal sobre a Dengue em 2012, a secretaria de Saúde de Rio das Ostras iniciou no último fim de semana o trabalho, antecipando-se à chegada da doença e lançando a campanha Mega Combate Contra a Dengue. A próxima ação será nos dias 19, 20 e 21, no Âncora.

No Estado do Rio, 56 municípios serão beneficiados com o reforço de verba. A medida permitirá que os municípios recebam 20% a mais do que os repasses regulares do Teto de Vigilância e Promoção à Saúde. Os municípios assinam um termo de adesão e se comprometem, junto ao Ministério, a ampliar as ações de combate ao mosquito e a vigilância dos casos e notificações.

A campanha Mega Combate Contra a Dengue, lançada no domingo, dia 15, durante o show da banda Restart no projeto Ostras Folia, prevê uma série de ações em todas as localidades do município. Durante o lançamento, técnicos da Secretaria de Saúde distribuíram panfletos, esclareceram dúvidas e alertaram sobre a importância da participação de moradores e turistas no combate ao Aedes aegypti.

O grupo Restart abraços a campanha e falou, ainda nos camarins, da importância do trabalho preventivo. Aliás, a banda se apresentou sem o guitarrista Pe Lu, que está com Dengue.

O alerta da Prefeitura de Rio das Ostras se deve às previsões da Secretaria Estadual de Saúde, que prevê epidemia da doença em todo o Rio de Janeiro este ano. O Mega Combate Contra a Dengue, em Rio das Ostras, está  alinhado à campanha 10 Minutos Contra a Dengue, lançada pelo Governo do Estado.

AÇÕES DO MEGA COMBATE – A campanha vai atingir todo município. A próxima ação será no Praia Âncora, que vai receber nos dias 19, 20 e 21, toda equipe do Departamento de Vigilância em Saúde para uma ampla atuação de combate na localidade.
Mas o trabalho não para por aí. A Secretaria de Saúde continua com a rotina de visitas às residências, para eliminar os focos do mosquito, além do atendimento aos pacientes.

Prefeitura de Rio das Ostras investirá R$ 25 milhões em obras no Nova Esperança

Prefeito Carlos Augusto deu a ordem de execução para obras que vão contemplar a localidade com rede de esgoto, área de lazer, nova pavimentação e nova rede de drenagem
Com recursos oriundos do próprio orçamento municipal, a Prefeitura de Rio das Ostras começou mais uma importante obra, depois que o prefeito Carlos Augusto deu a ordem de execução na última segunda-feira, dia 16. Mais de R$ 25 milhões serão injetados na localidade Nova Esperança para urbanização, em obras de rede de esgoto e drenagem, pavimentação, paisagismo e melhorias na iluminação. O prazo previsto para o término do trabalho é de 28 meses.
O prefeito Carlos Augusto destaca que a importância histórica da localidade, a presença de áreas de preservação e a concentração de um relevante número de habitantes foram fatores que contribuíram para dar prioridade aos investimentos. “É uma satisfação imensa ver que, mesmo com todas as dificuldades que a Administração Municipal passou nos últimos dois anos com as perdas na arrecadação de royalties, foi possível elaborar e colocar em prática um importante projeto de urbanização e saneamento para os moradores de Nova Esperança”, disse, lembrando que muitas outras localidades serão contempladas com obras ainda este ano.
Cerca de 1500 residências de Nova Esperança terão suas redes individuais de esgoto ligadas à rede coletora, que bombeará os dejetos para a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE.  Serão instalados aproximadamente nove mil metros de tubulação para coleta e tratamento de esgoto, além de 10 mil metros de rede para a drenagem de águas pluviais. Na localidade também será construída uma praça com a instalação de brinquedos de fibra e grama sintética.
A população poderá contar também com 16 mil metros quadrados de pavimentação com blocos intertravados, paralelepípedos e asfalto, e 21 mil metros quadrados de calçada, com diversos pontos de acessibilidade.   O assessor de Planejamento e Controle da Secretaria de Obras, Mário Jorge Rabello, explica que a Administração Pública tem optado por utilizar calçamentos com intertravados para facilitar o escoamento das águas de chuva, além de agregar mais beleza ao acabamento.
O casal de aposentados Joacir Garcia e Darci dos Santos mora em Nova Esperança há 15 anos, tempo que “aguardam ansiosamente por melhorias na localidade”. “Esse investimento é uma garantia de um futuro melhor para nossa filha e nossos netos”, declararam.
Paulo Rodrigues é comerciante há 20 anos na localidade e acredita que o movimento em sua mercearia deve melhorar com as obras de infraestrutura. “Há tempos queríamos um bairro bem cuidado. Para nós, moradores, essa obra é uma grande alegria, até porque não sofreremos mais com problemas de alagamentos”, disse o comerciante.
Nas próximas semanas, a Secretaria de Urbanismo e Obras dará início à reforma e ampliação do posto de saúde de Nova Esperança.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A Secretaria de Serviços Públicos instalou uma ponte metálica para pedestres e ciclistas fazerem a travessia sobre o Canal de Medeiros, na localidade Recanto. Antes, no local, existia uma ponte de madeira, interditada pela Defesa Civil Municipal de Rio das Ostras por oferecer riscos. Antes da colocação da nova ponte, os moradores faziam a travessia entre a Avenida Rio Branco e a Avenida Beira Canal pela ponte de concreto, localizada a cerca de 200 metros do local interditado.  

Estadual de Bodyboard

Projeto de Rio das Ostras se destaca no Circuito
Atleta da Escola de Bodyboard ficou com a primeira colocação geral no ranking
   
      Fechado o Circuito Estadual de Bodyboard 2011, as atletas de Rio das Ostras, Marina Bastos e Yumi Vasconcelos, se destacaram nas competições faturando a primeira e segunda colocação no ranking geral. Marina e Yumi são alunas do projeto Escola de Bodyboard, desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Rio das Ostras.
     Vale ressaltar o desempenho de Yumi Vasconcellos, que participou pelo primeiro ano do Circuito, na categoria feminino. Yumi tem apenas 14 anos e competiu com atletas mais velhas.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cantora Simone Pedro abre a programação de verão do Teatro Popular de Rio das Ostras


Shows de MPB, musicais e peças são algumas das atrações

A partir de quarta-feira , dia 18, a Fundação de Cultura dá início a uma semana de espetáculos no Teatro Popular  de Rio das Ostras como parte da programação de verão que visa oferecer aos moradores e turistas shows de MPB e obras musicais e teatrais.
Quem abre a semana, nesta quarta-feira, é a cantora Simone Pedro, uma artista que vem revelando seu talento pelos palcos da região e despontando como nova promessa da música popular.
A cantora interpreta um pouco de samba e mistura doses generosas de choro com uma voz doce e o suingue de uma genuína brasileira que chegou para ficar e encantar o público.
Simone Pedro sobe ao palco nos dias 18 e 19 – quarta e quinta-firas –  às 20 horas com Fabiano Artiles( Violão),  Raphael Mello (Clarineta e percussão) e Luís Lorenz (Teclados e voz).


SERVIÇO:
Teatro Popular de Rio das Ostras
Avenida Amazonas, s/nº - Centro
Simone Pedro
Dias 18 e 19 de Janeiro, às 20h
Ingressos a R$ 15 (inteira) e R$ 7 (meia)

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Domingo é dia de Caminhada na Lagoa do Iriry


Público de todas as idades pode participar do evento


A Área de Proteção Ambiental (APA) do Iriry em Rio das Ostras receberá caminhantes de todo Estado no próximo domingo, dia 22, para a Caminhada na Natureza. O evento faz parte do Circuito Internacional de Caminhadas da Anda Brasil, e tem início às 9h. A saída e a chegada serão na Lagoa de Iriry.
O percurso tem cerca de 10 km, com dois postos de controle onde os participantes irão carimbar as cadernetas de caminhada. A partir da Lagoa de Iriry, o percurso possibilita o caminhante conhecer a Praça da Baleia, a orla de Costazul e o Emissário Submarino.
Como a caminhada é um esporte não competitivo e pode ser praticado por qualquer pessoa, independente de idade e condição física, acontecerão saídas até as 11h.
A Caminhada na Natureza do Circuito da APA do Iriry em Rio das Ostras faz parte do Circuito Internacional de Caminhadas e é aberta a todos, por ter um percurso leve. O objetivo é incentivar os esportes populares e não competitivos, além de incrementar o turismo, por meio da divulgação dos atrativos turísticos da cidade.
O evento é promovido pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Rio das Ostras com apoio da Anda Brasil, Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau, Escola Destake e Associação de Caminhantes de Rio das Ostras (Anda Rio das Ostras).

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

SORVETE DE GRAVIOLA



Ingredientes:
 2 caixinhas de creme de leite
1 colher (sopa) de suco de limão
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de casca de limão ralada
1 graviola pequena

Modo de Preparo:
Abra a graviola e retire as sementes. Reserve algumas sementes para decorar. Coloque a polpa no liquidificador, aos poucos, e junte a casca de limão. Bata até ficar homogêneo. Reserve. Coloque em uma panela o açúcar ½ xícara (chá) de água. Leve ao fogo, sem parar de mexer, até o açúcar derreter. Deixe no fogo por mais 8 minutos, sem mexer, ou até obter uma calda em ponto de fio médio. Retire do fogo, transfira para uma tigela e deixe esfriar completamente. A seguir, junte o purê de graviola, o suco de limão e misture delicadamente. Cubra a tigela com um filme plástico e leve ao freezer por 4 horas, ou até ficar firme. Retire a mistura do freezer, raspe e coloque na tigela da batedeira. Acrescente o creme de leite e bata por mais 2 horas, ou até ficar firme. No momento de servir, distribua o sorvete nas taças e decore com as sementes de graviola ou com raspas de limão.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Prefeitura de Rio das Ostras lança Mega Combate Contra a Dengue


Campanha começa neste domingo, 15, durante o Ostras Folia

            Rio das Ostras não descuida da prevenção à dengue. Além de implantar um plano de ações de controle da doença no município, antecipando-se ao surgimento de casos, a Prefeitura lança neste domingo, 15, uma grande campanha contra esse mal, o Mega Combate Contra a Dengue.  O lançamento vai mobilizar técnicos da Secretaria de Saúde, moradores e turistas, durante o Ostras Folia, no Camping de Costazul.
            “Vamos aproveitar o grande público do Ostras Folia para promover uma forte mobilização contra a dengue, mostrando que o poder público está fazendo sua parte e é importante que a população esteja atenta. Somente atuando em conjunto poderemos proteger nossa cidade da doença”, disse o secretário de Saúde, Sérgio Manhães.
            O alerta da Prefeitura de Rio das Ostras se deve às previsões da Secretaria Estadual de Saúde, que prevê epidemia da doença em todo o Rio de Janeiro em 2012.  O Mega Combate Contra a Dengue, em Rio das Ostras, está alinhado à campanha 10 Minutos Contra a Dengue, lançada pelo Governo do Estado, que alerta para a necessidade de todos se engajarem no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.
            MEGA COMBATE – Durante este domingo, equipes da Vigilância em Saúde estarão no Ostras Folia, que apresenta o show do grupo Restart, conversando com o público sobre prevenção à doença e distribuindo material informativo. E a campanha não para por aí. Além do trabalho permanente da Secretaria de Saúde nas visitas às residências para eliminar os focos do mosquito e no atendimento aos pacientes, as equipes da Prefeitura vão promover ações de mobilização nos bairros, eventos artísticos e esportivos; tudo isso com o intuito de motivar crianças, jovens e adultos a participar do combate à doença.
            “Queremos formar agentes multiplicadores. Nosso trabalho não é só eliminar focos da doença, inclui a educação em saúde. Só conseguiremos nosso objetivo de prevenção com a população do nosso lado”, afirma Andreia Bellei, coordenadora da Vigilância em Saúde. 

Banco de Empregos de Rio das Ostras



VAGAS DA SEMANA ATUALIZADAS EM 11/01/2012 
O Banco de Empregos, da Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras, oferece serviços gratuitos para trabalhadores e empresas. Nesta semana, há 174 vagas disponíveis para:
DESCRIÇÃO DA VAGA
Nº VAGAS
AÇOUGUEIRO
2
AJUDANTE DE COZINHA
10
AJUDANTE DE PADEIRO
1
AJUDANTE DE PEDREIRO
1
ARMADOR DE FERRO
2
ASS. DE VENDAS
1
ATENDENTE
6
AUXILIAR DE CRECHE
9
AUX. DE SERVIÇOS GERAIS
7
AUX. TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES
1
AUX. TÉCNICO DE INFORMÁTICA
1
AUX. VETERINÁRIA
1
BALCONISTA
4
BALCONISTA DE LATICÍNIOS
1
BORRACHEIRO
1
CABELEIREIRA
3
CABELEIREIRO
1
CARPINTEIRO
2
CASEIRO
3
CHAPEIRO
3
COMPRADOR
1
CONFEITEIRA
2
CORRETOR DE IMÓVEIS
1
COZINHEIRO
7
CUIDADOR DE IDOSO
2
DEPILADORA
2
DIARISTA
3
DOMÉSTICA
14
ELET. DE AUTO
1
EMPACOTADOR
1
ENTREGADOR
1
ESTOQUISTA
1
ESTROPEIRO ½ OFICIAL
1
FAXINEIRA
1
GARÇOM
2
GARÇONETE
2
INSTALADOR
1
INSTALADOR DE VIDRO TEMPERADO
1
JARDINEIRO
1
LADRILHEIRO
1
LANTERNEIRO
1
LOGÍSTICA ON SHORE
1
MANICURE
1
MEC. DE AUTO
1
MONTADOR DE ESTRUTURA
1
MONTADOR DE MÓVEIS
1
MOTOBOY
7
MOTORISTA
1
OPERADOR DE CAIXA
1
PADEIRO
4
PEDREIRO
5
PINTOR CIVIL
2
PIZZAIOLO
4
PODÓLOGO
2
PORTEIRO
2
PROFESSOR DE INGLÊS
2
PROFESSOR DE CURSOS
4
PROMOTOR DE VENDAS
4
RECEPCIONISTA
4
REPOSITOR
3
SERVENTE
4
SOLDADOR
1
VENDEDOR
8
VENDEDOR EXTERNO
2
VIGIA
1
VIGILANTE
1

ATENÇÃO: Como as vagas são divulgadas semanalmente, os interessados devem ligar para o Banco de Empregos para saber sobre a existência da vaga ou comparecer à sede da Secretaria de Bem-Estar Social – Av. Desembargador Ellis Hermydio Figueira, s/nº, Jardim Campomar, em Rio das Ostras. Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelos telefones: (22) 2771-6413