sexta-feira, 30 de setembro de 2011

VAGAS DA SEMANA ATUALIZADAS EM 29/09/2011

Banco de Empregos de Rio das Ostras


O Banco de Empregos, da Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras, oferece serviços gratuitos para trabalhadores e empresas. Nesta semana, há 122 vagas disponíveis para:

DESCRIÇÃO DA VAGA
Nº VAGAS
AÇOUGUEIRO
1
AJUDANTE DE MANUTENÇÃO
1
AJ. DE COZINHA
4
AJUDANTE DE PADEIRO
1
AJUDANTE DE PINTOR
1
AJUDANTE GERAL
1
ATENDENTE
3
AUXILIAR ADMINISTRATIVO
1
AUX. CONTÁBIL
1
AUX DE ELETRICISTA
1
AUXILIAR DE PRODUÇÃO
2
BABÁ
1
BALCONISTA
1
CABELEIREIRA
1
CABELEIREIRO
1
CALDEIREIRO
1
CASEIRO
2
CHURRASQUEIRO
1
CONFEITEIRA
1
CONFERENTE
2
CORRETOR DE IMÓVEIS
4
COZINHEIRO
4
CUIDADOR DE IDOSO
1
DIARISTA
2
DOMÉSTICA
13
ELET. DE AUTO
1
EMPACOTADOR
3
ENTREGADOR
2
ESTAGIÁRIO
1
ESTOFADOR
1
FISCAL DE LOJA
1
FRENTISTA
2
INSTALADOR
1
INST VIDRO TEMPERADO
1
JARDINEIRO
1
LANTERNEIRO
1
LAVADOR DE VEÍCULOS
2
MANICURE
2
MARCENEIRO
2
MECÂNICO MANUTENÇÃO
1
MEC. DE INJEÇÃO ELETR
1
MEC. DIESEL
1
MOTOBOY
1
PADEIRO
1
PEDREIRO
8
PINTOR
1
PINTOR JATISTA
2
PIZZAIOLO
2
PODÓLOGO
1
PROFESSOR DE ARTESANATO
1
PROFESSOR DE INGLÊS
1
PROFESSOR DE CURSOS
4
RECEPCIONISTA
2
REPOSITOR
6
SERRALHEIRO
1
SERVENTE
2
TÉC ELETROMECÂNICA
1
TÉC EM EDIFICAÇÕES
2
TÉC INFORMÁTICA
1
VENDEDOR
4
VENDEDOR EXTERNO
2

ATENÇÃO: Como as vagas são divulgadas semanalmente, os interessados devem ligar para o Banco de Empregos para saber sobre a existência da vaga ou comparecer à sede da Secretaria de Bem-Estar Social – Av. Desembargador Ellis Hermydio Figueira, s/nº, Jardim Campomar, em Rio das Ostras. Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelos telefones: (22) 2771-6413 ou (22) 2771-6428.

Prefeitura de Rio das Ostras organiza XX Fórum de Planejamento e Orçamento


Objetivo é demonstrar como os recursos públicos estão sendo investidos

Com a finalidade de informar a execução orçamentária de despesa e receita do município no segundo quadrimestre de 2011, a Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Rio das Ostras vai realizar no próximo dia 30 de setembro, segunda-feira, na Câmara Municipal, a partir das 15h, o XX Fórum Municipal de Planejamento e Orçamento.
A realização do Fórum é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal que obriga os municípios a apresentarem ao Poder Legislativo e à comunidade o desempenho orçamentário da administração pública quadrimestralmente. “Essa é uma forma de dar mais transparência no cumprimento das normas voltadas para a responsabilidade do administrador público na gestão fiscal”, explicou a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira.
Na ocasião, a Secretaria de Planejamento vai detalhar os investimentos que o governo vem realizando no município como as obras de infra-estrutura de saneamento básico. “Também serão apresentados os percentuais constitucionais de gastos na saúde e educação. Além disso, vamos apresentar a execução orçamentária das despesas de acordo com as categorias de Função de Governo, que são as Secretarias em geral, autarquias – Fundação de Cultura e Instituto de Previdência e Assistência ao Servidor de Rio das Ostras – e Câmara Municipal”, declarou.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Rio das Ostras unida pela manutenção dos royalties



Poder público e comerciantes temem empobrecimento da cidade com a perda dessa arrecadação

         No próximo dia 5, o Congresso Nacional vai analisar o veto do ex-presidente Lula à emenda apresentada pelo deputado Ibsen Pinheiro que propõe a redivisão dos royalties, gerando perda de bilhões ao Estado do Rio e retirando mais de 90% dos royalties de Rio das Ostras. Prefeitura, Poder Legislativo, comerciantes e a população estão se mobilizando para garantir os royalties que a cidade tem direito, como previsto na Constituição Federal.
         “Não é justo que a região que produz mais de 80% do petróleo do País sofra essa enorme perda. Os royalties não são um privilégio, e sim uma compensação, garantida por lei, aos municípios produtores. São grandes os impactos sociais e ambientais trazidos por essa atividade e o acelerado crescimento populacional de Rio das Ostras é prova disso. Precisamos atender, com qualidade, uma população que triplicou em 10 anos”, disse o prefeito Carlos Augusto.
         PERDAS - Em Rio das Ostras, essa redução chegaria a mais de R$ 300 milhões por ano, ameaçaria programas oferecidos pela Prefeitura, como cursos gratuitos de qualificação, que já ofereceu mais de 10 mil vagas; serviços de alta tecnologia em Saúde, como a tomografia computadorizada, a Unidade de Dor Torácica e CTI; e o salto que a cidade deu na qualidade da Educação, passando de 24º ao 3º lugar na Educação Básica no Estado e o bom desempenho do Ensino Médio no Enem.
         A chamada “Emenda Ibsen” já havia sido vetada pelo presidente Lula por afrontar a Constituição Federal. Além disso, a divisão na mesma proporção a todos os municípios do País, não atenderia às necessidades financeiras das cidades mais pobres e ainda empobreceria os municípios produtores.
         O Poder Legislativo também está engajado na luta contra a perda dessa receita. O presidente da Câmara Municipal, Carlos Afonso, afirma que a redivisão é injusta e pode levar os municípios produtores à favelização. “Hoje os royalties correspondem diretamente a 70% da receita do município e quase 80% do orçamento, de forma indireta. Empobrecer as cidades produtoras de petróleo não é bom para o Estado e nem para o País. São esses municípios que sofrem os impactos diretos da exploração e produção. Outras cidades desenvolvem suas atividades econômicas e não cedem parte do que arrecadam para Rio das Ostras. Então, é injusto que sejamos prejudicados em nosso direito, garantido por lei”, disse Carlos Afonso.
         O comerciante Demétrio Carrielo, dono de uma padaria na cidade, concorda que todos saem perdendo. “Perder a maior parte da arrecadação vai prejudicar não só os comerciantes, mas toda a população. As pessoas vêm para Rio das Ostras para trabalhar, mas sobretudo, porque têm a garantia que vão receber do município educação, saúde, lazer e qualidade de vida. Estou em Rio das Ostras há 20 anos, mas me preocupo com os comerciantes que abriram seus negócios recentemente, fazendo empréstimo para investir na cidade. Se os royalties acabarem, todos sairão no prejuízo”.
         EM DEFESA DOS ROYALTIES – Nas duas últimas semanas, o prefeito Carlos Augusto esteve reunido com o governador Sérgio Cabral e com o vice, Luiz Fernando Pezão, para debater estratégias de manutenção dos royalties. Além da mobilização interna do município, o prefeito defendeu a união de todas as cidades produtoras de petróleo e disse que, em último caso, a Administração Municipal irá levar o caso ao judiciário.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

7ª Festa do Feijão de Rio das Ostras (RJ) celebra a colheita deste ano Evento gratuito terá shows de forró, samba e com humoristas consagrados


Comidas deliciosas e shows de primeira linha. Essa combinação sempre deu certo e vai temperar a 7ª Festa do Feijão de Rio das Ostras, cidade do Norte Fluminense. O evento acontece de 29 de setembro, quinta-feira, até domingo, 2 de outubro, em Cantagalo, e deve repetir o sucesso das outras edições. Além dos pratos elaborados à base do famoso Feijão Maravilha colhido no município, a programação inclui apresentações de Jorginho do Império, da Bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, do sertanejo Glauco Zulo, além de shows com humoristas consagrados.

Promovida em parceira entre a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e os produtores rurais da cidade, a festa comemora a colheita deste ano.  Em 2011, a produtividade do feijão plantado em Rio das Ostras foi de 1160kg/hectare, bem acima da média do Estado, que gira em torno de 600 kg/hectare. Durante o evento, o público vai experimentar, a preços acessíveis, diferentes pratos preparados com feijão preto Xodó e feijão vermelho Pingo de Ouro, elaborados pelos produtores locais.

VOO LIVRE – Durante a festa acontece ainda o 1º Encontro de Voo Livre Parapente de Cantagalo, dias 1º e 2 de outubro. Os atletas vão se reunir de 12h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 22 2760-0973.

FEIJÃO MARAVILHA – Rio das Ostras vem conseguindo manter os altos índices de produtividade desde 2005, quando foi implantado o Programa de Apoio ao Plantio de Feijão, apelidado de “Feijão Maravilha”, pelo qual os produtores recebem assessoria técnica, maquinário e insumos da prefeitura. Ao todo, 72 agricultores são beneficiados pela iniciativa do governo municipal.

 NOVAS CULTURAS NO MUNICÍPIO  – A Secretaria de Agricultura de Rio das Ostras começou a incentivar o cultivo de arroz e culturas hidropônicas no município para fomentar a agricultura familiar. O resultado surpreendeu os produtores, que vão colher mais de 10 toneladas do grão este ano. Para o cultivo do arroz, foi criado um campo de teste em Cantagalo, zona rural de Rio das Ostras, de cerca de cinco hectares. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ofereceu as sementes, assistência técnica e maquinário para plantio e colheita. A técnica da hidroponia, pioneira na Região dos Lagos, tem ainda criado um novo hábito alimentício aos moradores de Rio das Ostras e de municípios vizinhos.

 SERVIÇOS DIVERSIFICADOS  – Desde o fim do primeiro semestre deste ano, os produtores já podem ter acesso gratuito à Internet, por meio do Centro de Apoio ao Produtor de Cantagalo. O local ganhou novas instalações, como o auditório para cursos e palestras, que recebeu o nome do técnico da Emater-Rio “Vladimir Penteado”, o primeiro da empresa pública a atuar em Rio das Ostras. A Secretaria de Bem-Estar Social mantém no local uma unidade de atendimento de assistência social, além de servir como espaço social do programa de Geração de Renda e do projeto de dança Sementes de Cantagalo.


Leia mais Notícias de Feijão

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Rio das Ostras realiza curso de capelania para voluntários

Pessoas de todas as religiões são capacitadas para prestar assistência no Hospital e Pronto-Socorro Municipais
Um trabalho voluntário que traz conforto e esperança para os enfermos vem mostrando excelentes resultados em Rio das Ostras. É o serviço de capelania e assistência religiosa do Hospital e Pronto-Socorro Municipais. Na última segunda, dia 19, mais doze pessoas passaram a integrar o grupo depois que receberam o certificado de um curso de capacitação na área.
 “O discurso de todos os voluntários é ecumênico, universal, de amor e fé, respeitando a crença de todas as religiões”, explica o capelão João Damasceno, guarda municipal.
Damasceno informa que o principal pré-requisito para o trabalho de capelania é a capacitação no curso de 20 horas de aulas teóricas e 70 horas de aulas práticas.
O curso orientou os voluntários sobre as técnicas de abordagem do paciente, ética, moral, comportamento, o ambiente hospitalar e seus cuidados. Além da capelania hospitalar, abordou ainda conhecimentos sobre capelania prisional e militar.
Em fevereiro, outro curso de capelania será ministrado no Hospital Municipal de Rio das Ostras. Atualmente, 46 voluntários já se inscreveram para participar e se habilitar a prestar atendimento religioso.
A Capelania foi idealizada por dois guardas municipais da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano e implantada no município no ano passado, quando seis pessoas também participaram de um curso de capacitação. “É muito gratificante sentir que simples palavras oferecem conforto e esperança a uma vida que está num leito”, complementa o capelão Damasceno.
Para o subsecretário de Ordem Pública, Túlio Nogueira, o trabalho é louvável, uma vez que se trata de uma “dedicação voluntária, que gera conforto às pessoas enfermas”
O diretor administrativo do Hospital Municipal, André Louback, que também é o coordenador do curso de Capelania, informa que para a visitação religiosa é necessário um credenciamento na própria unidade de saúde. “Cada instituição religiosa deve indicar seus visitadores. Atualmente, 50 igrejas estão crede
ciadas. Todas as que tiverem interesse, podem se credenciar”, diz.  


Prefeitura reúne empresários do setor de panificação para lançar 3º Festival do Pão





Empresários do setor de panificação de Rio das Ostras participam na próxima segunda-feira, dia 26, a partir das 17h, no Espaço de Eventos da Tocolândia, em Costazul, do lançamento da terceira edição do Festival do Pão. Uma realização da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

“Nossa intenção é incrementar e diversificar a produção de nossas padarias, aumentando a demanda, o consumo e gerando emprego e renda no município”, explica Sérgio Azevedo, assessor de Indústria e Comércio da Secretaria de Turismo.

O 3º Festival do Pão conta com a parceria do Sebrae, Firjan, Sindicato de Panificação de Niterói, São Gonçalo e Municípios, companhia Souza Cruz, Distribuidora Novamix, e a empresa local Rio das Ostras Balanças e Máquinas Ltda.

Programação – O 3º Festival do Pão terá inscrições abertas de 26 a 29 de setembro na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. E as atividades serão divididas em duas fases: a primeira, de 1 a 16 de outubro, com a escolha das melhores padarias de cada região da cidade, e a segunda fase, que vai eleger o melhor pão, melhor pão salgado recheado, melhor bolo, melhor sonho e melhor mix de produtos, além da melhor padaria, de 21 a 30 de outubro.

Workshops – O Festival do Pão oferecerá oficinas de produtos de panificação para os profissionais, empresários e público em geral. As aulas acontecerão de 3 a 7, 14 e 15, 21 e 22, 28 e 29 de outubro, com apoio da Firjan.

1º Fest Gospel in Rio das Ostras chega à semifinal


Com grande sucesso o 1º Fest Gospel In Rio das Ostras chega aos momentos decisivos. Acontece nesta sexta e sábado, dias 23 e 24, às 18h30, as semifinais do concurso de música gospel, na Concha Acústica da Praça São Pedro.
Várias caravanas organizadas de outros municípios estão prestigiando o evento que começou em agosto. O corpo de jurados é composto de profissionais da música, cantores e professores. 
O organizador do evento, pastor Heraldo, está satisfeito com o sucesso do festival. “Me sinto feliz pela realização do 1º Fest  Gospel e gostaria de agradecer a todos que trabalharam para o sucesso: prefeito Carlos Augusto, secretário de turismo Alan Machado, o pastor Aroaldo de Oliveira e a Márcia Araújo, diretora da JM Gospel”, agradeceu.
O 1º Fest  Gospel In Rio das Ostras terá a grande final no dia 08 de outubro no Camping Costazul, a partir das 19h. 

Início do Rua Limpa, Cidade Limpa mobiliza os estudantes em gincana ecológica


Projeto da Prefeitura de Rio das Ostras que reúne ainda pais e moradores continua no sábado com o plantio de centenas de mudas
         Nessa sexta-feira, dia 16 de setembro, a localidade do  Âncora recebeu o projeto Rua Limpa, Cidade Limpa, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap) da Prefeitura de Rio das Ostras. A concentração aconteceu na Avenida das Flores, às 8h. Alunos e professores de escolas públicas, moradores e profissionais de diferentes áreas participaram do evento, que busca sensibilizar e conscientizar a população para a causa ambiental. A animação ficou por conta da segunda edição da gincana ecológica, com atividades artísticas e educativas.
         Nessa edição, o Rua Limpa, Cidade Limpa está unido com o início das comemorações da Semana da Árvore. No sábado, dia 17 de setembro, os participantes vão plantar 600 mudas na Avenida das Dálias. A atividade surpresa da gincana ecológica, que será realizada nesse sábado, também está ligada à Semana da Árvore.
A segunda edição da gincana conta com a participação das Escolas Municipais Inayá Moraes D’Couto, Padre José Dilson e Fazendas Reunidas Atlântica. Durante toda a semana, os alunos desempenharam atividades relacionadas à preservação do meio- ambiente, entre as quais, poesias sobre a natureza e produção de maquetes utilizando material reciclável.
         Daiana Dias, professora orientadora da Escola Municipal Inayá Moraes D’Couto, contou que os alunos estavam  empolgados com o desenvolvimento das tarefas. “Além do grande interesse demonstrado pelos estudantes, acho importante destacar o incentivo dos pais. Eles participaram ativamente, principalmente ajudando no recolhimento de caixinhas de leite e tampinhas de refrigerante, uma das atividades propostas” diz. Já a professora Krycia da Silva, da Escola Fazenda Reunidas Atlântica, ficou encantada com a união de seus alunos. “Eles estão totalmente integrados, estão conscientes sobre a importância da gincana”.
         Tales Belinato, de 14 anos, confirma a afirmação de sua professora Krycia. “A escola toda está participando. Acho importante discutir temas tão relevantes como preservação da natureza e limpeza das ruas da cidade”. A estudante Júlia Pereira, de 11 anos, da Escola Municipal Inayá Moraes D’Couto, diz que pretende ser uma multiplicadora dos conhecimentos aprendidos. “Vou levar para os meus pais, familiares, amigos. Hoje percebi a importância de pequenos atos, como por exemplo, não jogar papel no chão ou colocar o lixo somente nos dias de coleta. Fazendo isso, estamos contribuindo para uma cidade mais limpa e bonita” acredita.
          O Secretário municipal de Meio Ambiente, Max Almeida, conta que em dezembro será realizada a grande final da gincana, envolvendo os campeões das etapas mensais. “Os vencedores vão ganhar um passeio ao Sítio Miguel Jeovani, em Araruama”.
         Paralelamente à gincana, alunos, professores e técnicos da Prefeitura realizaram a visitação de casas, orientando sobre reciclagem e coleta de lixo. Catorze estandes foram montados na Avenida das Flores para o evento. Dois ecopontos recolhem material para reciclagem. Os moradores que contribuem, concorrem a um sorteio de um DVD. O projeto prossegue nesse sábado, dia 17, no Âncora.
 O PROJETO - O projeto Rua Limpa, Cidade Limpa foi criado em 2009 e tem peridiocidade mensal. Recentemente, o projeto ganhou uma versão ampliada, mobilizando mais de 600 pessoas por edição e acontecendo durante dois dias (no caso do Liberdade, 12 e 13 de agosto). Até dezembro desse ano serão realizadas mais quatro ações em localidades da cidade.

Prefeitura de Rio das Ostras oferece 760 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos / Inscrições abertas para curso gratuito de salvatagem.



A Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, está com inscrições abertas até sexta-feira, 23 de setembro, para o preenchimento de 760 vagas em cursos profissionalizantes de diferentes áreas. O processo seletivo inclui uma avaliação com questões objetivas que será realizada entre os dias 24 e 26 deste mês.  Os cursos oferecidos são: almoxarifado, auxiliar  administrativo, auxiliar de operações em logística, auxiliar de recursos humanos, caldeiraria, camareiro, movimentação de cargas e informática administrativa. O cadastro deve ser feito no endereço eletrônico www.riodasostras.rj.gov.br/qualificacao.
Com cargas horárias variadas, entre 72 horas e 200 horas de duração, os cursos integram o Programa Municipal de Qualificação  Profissional. Para concorrer a uma das vagas nas áreas de auxiliar administrativo, auxiliar de operações logísticas, auxiliar de recursos humanos e caldeiraria, é preciso ter Ensino Médio completo. Para as demais áreas, é suficiente ter o Ensino Fundamental completo. Outros pré-requisitos são residir em Rio das Ostras e ter, no mínimo, 17 anos. O edital completo está disponível no site da prefeitura.
Todas as aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã (8h às 12h), tarde (13h às 17h) e noite (18h às 22h) nos seguintes locais: Centro Municipal de Qualificação Profissional, Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, Escola Municipal Padre José Dilson Dórea, Centro Municipal de Inclusão Digital e Telecentro do Operário.

AVALIAÇÃO – A prova de avaliação, que será realizada no Centro Municipal de Qualificação Profissional (localizado na Rua do Engenheiro, quadra F, lote 9 C, na Zona Especial de Negócios), na data  e horário descritos na ficha de inscrição do candidato, são de natureza classificatória. Serão 20 questões, sendo 10 de Português e 10 de Matemática, todas de múltipla escolha, com conteúdo programático referente ao Ensino Fundamental ou Médio, de acordo com o nível de escolaridade exigido no curso no qual o candidato está inscrito.
Os candidatos classificados devem apresentar a documentação exigida a partir do dia 28 na sede da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, s/nº - Extensão do Bosque), entre 8h e 17h.



Inscrições abertas para curso gratuito
 de salvatagem em Rio das Ostras

Uma parceria da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Rio das Ostras com a empresa de treinamento Sampling está oferecendo 50 vagas no Curso Básico de Segurança na Plataforma – Salvatagem. Obrigatório para todos os profissionais que trabalham ou pretendem atuar embarcados, o curso ensina técnicas de sobrevivência no mar, prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e estimula um bom relacionamento a bordo das unidades offshore. As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico www.riodasostras.rj.gov.br/qualificacao até o dia 28 de setembro.
O curso, que será ministrado por docentes da empresa, vai ter encontros presenciais realizados no Centro Municipal de Qualificação Profissional, localizado na Zona Especial de Negócios (ZEN) e aulas práticas. Para participar do processo seletivo é preciso ter concluído Ensino Médio, feito curso técnico, tecnológico ou de qualificação profissional destinado ao trabalho em unidades offshore, residir em Rio das Ostras há, pelo menos, dois anos, idade a partir de 18 anos e boas condições de saúde física e mental. 
Haverá avaliação objetiva do candidato que será realizada no Centro Municipal de Qualificação Profissional, no dia 1º de outubro, composta de 20 questões objetivas: oito de Português, oito de Matemática e quatro de conhecimentos gerais, todas de múltipla escolha.

            ACESSO À INTERNET - Para quem não tiver acesso à internet, as inscrições podem ser feitas nos seguintes locais: Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, s/n.º, Extensão do Bosque); Centro Municipal de Inclusão Digital de Cantagalo (Estrada da Califórnia, s/nº, Cantagalo); Centro Municipal de Inclusão Digital (Rua da Assembléia, s/n.º, Bairro São Cristóvão);  Telecentro do Operário (Estádio Municipal Julieta Carvalho, Rua Francisco Ivanilson Guimarães de Barros, s/n.º, Operário) e Centro Municipal de Qualificação Profissional (Rua do Engenheiro, quadra F, Lote 9C, Zona Especial de Negócios).



Rio das Ostras realiza curso de capelania para voluntários
Pessoas de todas as religiões são capacitadas para prestar assistência no Hospital e Pronto-Socorro Municipais 





Um trabalho voluntário que traz conforto e esperança para os enfermos vem mostrando excelentes resultados em Rio das Ostras. É o serviço de capelania e assistência religiosa do Hospital e Pronto-Socorro Municipais. Na última segunda, dia 19, mais doze pessoas passaram a integrar o grupo depois que receberam o certificado de um curso de capacitação na área.
 “O discurso de todos os voluntários é ecumênico, universal, de amor e fé, respeitando a crença de todas as religiões”, explica o capelão João Damasceno, guarda municipal.
Damasceno informa que o principal pré-requisito para o trabalho de capelania é a capacitação no curso de 20 horas de aulas teóricas e 70 horas de aulas práticas.
O curso orientou os voluntários sobre as técnicas de abordagem do paciente, ética, moral, comportamento, o ambiente hospitalar e seus cuidados. Além da capelania hospitalar, abordou ainda conhecimentos sobre capelania prisional e militar.
Em fevereiro, outro curso de capelania será ministrado no Hospital Municipal de Rio das Ostras. Atualmente, 46 voluntários já se inscreveram para participar e se habilitar a prestar atendimento religioso.
A Capelania foi idealizada por dois guardas municipais da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano e implantada no município no ano passado, quando seis pessoas também participaram de um curso de capacitação. “É muito gratificante sentir que simples palavras oferecem conforto e esperança a uma vida que está num leito”, complementa o capelão Damasceno.
Para o subsecretário de Ordem Pública, Túlio Nogueira, o trabalho é louvável, uma vez que se trata de uma “dedicação voluntária, que gera conforto às pessoas enfermas”
O diretor administrativo do Hospital Municipal, André Louback, que também é o coordenador do curso de Capelania, informa que para a visitação religiosa é necessário um credenciamento na própria unidade de saúde. “Cada instituição religiosa deve indicar seus visitadores. Atualmente, 50 igrejas estão credenciadas. Todas as que tiverem interesse, podem se credenciar”, diz. 

Pós-sal: Riverton e Pezão descartam negociação



RIO – O vice-governador do Rio, Luiz Fernando de Souza, o Pezão e o presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), prefeito de Macaé, Riverton Mussi (ambos PMDB), afirmaram nesta segunda-feira (19), que não aceitam qualquer negociação com a União, municípios e estados não produtores contrária do que foi acordado com o então presidente Lula (PT) e o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), quando o novo modelo de partilha dos royalties foi proposto pelo governo federal.
O encontro com Pezão foi realizado no Rio e contou com a participação dos prefeitos da Ompetro. Pela nova proposta do governo federal, os municípios terão sua participação limitada a 6% de royalties em 2020, no lugar dos atuais 26,25%. A perda seria gradativa e em 2012, já cairia para 18%. Macaé perderia R$ 100 milhões em arrecadação no próximo ano.
- Não aceitamos negociar o pós-sal e o pré-sal licitados, porque trata-se de quebra de contrato. Aceitamos sim discutir as licitações futuras do pré-sal. Mas o que temos é um direito adquirido pela Constituição e não aceitamos perder – afirmou o presidente da Ompetro. O vice-governador, que representou o governador Sérgio Cabral, ratificou que o Estado não pode perder receita. “Temos mecanismo para negociar, se não houver jeito, vamos para a Justiça”, disparou Pezão.
Os prefeitos e o vice-governador marcaram para quarta-feira (21) reunião no Rio entre procuradores dos municípios e a procuradora-geral do Estado, Lucia Léa Guimarães Tavares, para conversar sobre os meios judiciais que podem ser tomados caso o veto à emenda Ibsen/Simon seja derrubado dia 5 de outubro no Congresso. “Se o veto for derrubado, a perda da receita acontece no dia seguinte. O governador vai entrar com uma ADIN, mas não sabemos o tempo que essa ação leva para ser julgada no Supremo. Por isso vamos entrar com um mandado de segurança com pedido de ação de liminar no dia seguinte à possível derrubada do veto”, detalhou Riverton.
Pezão defende a elevação da cobrança da Participação Especial (PE) – taxa que incide sobre os campos com grande produção de petróleo, paga pelas petrolíferas – para aumentar recursos para os estados e municípios não produtores, durante a transição do regime, até que comece a vigorar a partilha. Na partilha, não existe o pagamento de PE pelas empresas, já que elas dividem o lucro com a União.
- Não aceitamos negociar o que está em contrato e o (royalty) pra frente deve seguir o que o presidente Lula determinou na sua lei. Mostramos onde o governo federal pode tirar recursos, aumentando o valor da participação das petroleiras, o que dá para compensar os municípios. Não podemos é perder: nem os estados nem os municípios - ressaltou Pezão.
A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PR), organiza uma manifestação popular em Campos, na sexta-feira (23). Em Macaé, também na sexta-feira (23), às 13h30min, o vice-governador Pezão agendou reunião com os prefeitos da Ompetro no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. “Vamos reunir lideranças políticas, empresariais e comunitárias, mostrando como a nova proposta do governo federal ou a emenda Ibsen podem impactar no orçamento e comprometer investimentos na rede de saúde, educação, na infraestrutura urbana e obras”, comentou Riverton.
Segundo o prefeito de Quissamã, Armando Carneiro (PSC), a nova proposta do governo federal mostrada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, representa um caos para as cidades. “O impacto será direto nos projetos”, acentuou. O prefeito de Carapebus, Amaro Fernandes (PRB), comentou que os royalties custeiam a maior parte dos projetos de Carapebus. “É a maior receita do município”, frisou.
Rosinha garantiu que a procuradoria de Campos prepara o mandado se segurança para conseguir a liminar. “Pode demorar até que o Supremo Tribunal Federal julgue a ADIN, então vamos deixar pronto o mandado de segurança”, observou.
Também participaram da reunião os prefeitos de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar; Búzios, Mirinho Braga; São João da Barra, Carla Machado; Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho e o vice-prefeito de Campos, Doutor Chicão. 
Jornalista Janira Braga, foi veiculada no jornal "Diário da Costa do Sol", edição de 20/09/11 
Foto de Robson Maia